[AsteriskBrasil] Trocar Codec durante Ligação

Edson Gellert Schubert egschubert em gmail.com
Terça Setembro 15 14:54:06 BRT 2009

Olá, Davi....

Concordo com o teu questionamento, pois num primeiro momento, uma rápida
leitura dos aspectos teóricos podem realmente levar a entender que a
coisa funciona que é uma maravilha, porém quando a coisa sai da teoria e
chega na prática, muita coisa muda.... ah, e como muda...

Assim, permita-me explicar um pouco o porque de minha observação quando
ao 'chaveamento'... O problema não está no protocolo, como muitos podem
ter sido levados a entender, mas nos GW envolvidos. Apesar de o T.38v3
ter sido definido ainda em 2005 (última revisão em 04/2007[1]), ainda
hoje é difícil encontrar-se GWs com suporte à versão 3 [2]. Daí que num
GW que só suporte V.21, V.27.ter, V.29 ou V.17 o transporte transparente
de V.34 é possível e suportado, mas fazendo o fall-back do codec de
transporte do T.38 (este sim com um consumo de 25 ou 41kbps - sem e com
redundância habilitada [3]) para o G711 (80kbps real[3]) [2].

Como fica claro, mais uma vez, sem conhecer todos os elementos
envolvidos, nós só podemos fazer inferências e lembrar aos amigos o que
pode dar errado, pois otimistas todos somos por definição.

Já quanto a questão do link, existem um número grande de combinações que
podem ser utilizadas para resolver/direcionar o seus problemas... desde
a colocação de um Media-Converter na borda com a rede PSTN, até o
famigerado aumento de banda. Neste meio, agregações, trocas de
protocolos e outros truques estão a disposição.

Para encerrar, lembro que esta é uma lista de suporte, não de consultoria.

Edson.

links:
[1]-http://www.itu.int/rec/dologin_pub.asp?lang=e&id=T-REC-T.38-200704-I!!PDF-E&type=items
[2]-http://community.qualitylogic.com/blogs/fax/archive/2008/09/24/version-3-of-t-38-it-s-likely-to-be-in-your-future.aspx