[AsteriskBrasil] Conectar ATA a PABX Convencional

Luana Celeida Rocha luanac.rocha em gmail.com
Terça Setembro 29 17:17:34 BRT 2009

Boa Tarde,

O assunto que trago aqui não está diretamente ligado com Asterix, mas com Voip. Infelizmente a empresa Telefônica não está me dando o suporte que prometeu.

Tenho um contrato em comodato com a Telefônica que inclui um PABX Digitro e alguns equipamentos ATA.
O Digitro já tem VoIP nativo e os softphones estão funcionando bem.
Porém preciso ligar o ATA nas unidades que tem PABX convencional, para que eles possam se comunicar com o Digitro da Matriz via VoIP.

O ATA tem 1 porta FXO e 3 Portas FXS. O Manual que acompanha o ATA não descreve como interliga-lo a um PABX convencional, apenas a uma linha Telefônica Direta.

O que eu gostaria de fazer é ligar este ATA no meu PABX Convencional e configura-lo de forma que os usuários não precisem usar um telefone especifico que ficaria conectado atrás do ATA para VOIP. Ao invés disso eu queria que ao discar o ramal voip da Matriz de qualquer aparelho telefônico conectado ao PABX Convencional, este redirecionasse a ligação para o ATA que a completaria pela Internet.

Também queria que ao ligarmos da Matriz para o ATA desta filial, a ligação fosse encaminhada para um determinado grupo do PABX, desta forma poderia falar com qualquer pessoa da Agência.

Como é realizada está conexão entre o ATA e o PABX? Eu conecto um ramal na porta FXS? Preciso usar mais de um ramal?

Se alguém puder ajudar eu agradeço.

Obrigada,

L.C.R