[AsteriskBrasil] OFF-TOPIC: LEI OBRIGA INFORMAR QUE ESTA SENDO GRAVADO?????

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Quarta Setembro 30 08:13:49 BRT 2009

Finalmente um off-topic interessante!

Uma vez conversei com um amigo advogado sobre isso, o que ele disse é que dentro de uma empresa, não existe problema nenhum em gravar as ligações. Afinal, a central telefônica é patrimônio da empresa e é cedida aos funcionários com o intuito de ser uma ferramenta para facilitar seu trabalho. Ou seja, se você desconfia que um funcionário seu está sacaneando, pode sim usar a gravação telefônica contra ele.

Isso tudo dentro da mesma empresa. Agora, quando envolve uma parte de fora, essa parte tem que ser avisada que a gravação está sendo realizada. Por exemplo, se você está tratando com um fornecedor que está te passando a perna e pretende usar a gravação em juízo, você é obrigado a falar (pode ser você mesmo) "olha, por motivos de segurança essa ligação está sendo gravada", do contrário essa prova não é aceita em tribunal.

Estou falando isso de memória, pode ser que alguns detalhes tenham se perdido e/ou se alterado. Se o pessoal tiver interesse, posso pedir para esse meu amigo dar uma pesquisada e fornecer algumas jurisprudências.

Vinícius Fontes
www.asteriskforum.com.br - Informações e discussão sobre Asterisk e telefonia IP