[AsteriskBrasil] OFF-TOPIC: LEI OBRIGA INFORMAR QUE ESTA SENDO GRAVADO?????

Sylvio Carlos Jollenbeck sylvio.sdr em gmail.com
Terça Setembro 29 21:24:10 BRT 2009

Joao,

       Existe um grande impasse e falta de clarezza sobre o assunto gravacao
de chamadas telefonicas.

        No ambito de call center existe o *"Decreto-Lei n.º 134/2009"*, que
obriga a gravacao de 100% das chamadas telefonicas, neste caso entende-se
que nao ha necessidade de avisar o cliente uma vez que voce eh obrigado a
gravar.

        Por outro lado, ambito corporativo, eh permitido a gravacao de
chamada desde que o locutor e o ouvinte aceitem, BUM!!!! Voce tem que
informar a todos os funcionarios da sua empresa que todas as ligacoes sao
gravadas e tem que colher a assinatura de cada um que ele esta de acordo.
Caso contrario pode se caracterizar invasao de privacidade. Perigo!!! Do
lado do cliente ele tambem precisa ser avisado que a ligacao esta sendo
gravada, para isso basta um simples prompt de voz "Sua ligacao podera ser
gravada para sua seguranca e melhor atendimento"  ou uma simples emissao de
sinais de beep durante a chamada (A Anatel autoriza o beep). Caso bravo....

        Nao tem por onde correr, seu funcionario deve estar ciente e aceitar
formalmente, seu cliente deve ser avisado - isso te evitara possiveis
processos.

Abs

Sylvio Carlos Jollenbeck

2009/9/29 João Claudio F. Andrade <ppro em terra.com.br>

> Pessoal,
> boa noite!
>
> Sobre leis, somente call center é obrigado a avisar que está gravando a
> ligação???
>
> Nao sou callcenter, tenho que avisar tambem???  Alguem sabe o numero da lei
> ou como encontrá-la??
>
> A lei é valida pra ligações entrantes e saintes??
>

> agradeço qualquer experiencia ou conhecimento no assunto.
>
> -
> João Claudio

Sylvio Carlos Jollenbeck
SDR Consulting Ltda
Mail: sylvio.sdr em gmail.com
Mail: sylvio.jollenbeck em sdrconsulting.com.br