[AsteriskBrasil] RedFone + Channel Bank

Jorge Churio jchurio em red-fone.com
Sexta Abril 9 12:24:10 BRT 2010

Prezados,

Vou responder pela Redfone, empresa na que eu trabalho.
O driver ethmf da redfone roda sob o tdmoe, e dizer, que no mesmo
zaptel/dahdi e natural ter os dois driver ao mesmo tempo (na verdade TEM QUE
TER OS DOIS, ohia um /etc/dahdi/systems:

# cat /etc/dahdi/modules
#
# ……………… other configuration lines out of scope ……………
#
# Refone's foneBRIDGE2 TDM dynamic drivers
dahdi_dynamic_ethmf                            #aqui carrega o driver
Redfone
dahdi_dynamic                                  #e aqui o driver de tdmoe
"stadandard"

Vpoce pode conferir com o seguinte:

# lsmod | grep dahdi
dahdi_dynamic_ethmf    11460  4
dahdi_dynamic           9808  1 dahdi_dynamic_ethmf
dahdi                 183688  1 dahdi_dynamic
crc_ccitt               2304  2 dahdi,irda

Agora, na definicao dos spans (arquivo zaptel.conf) voce pode ter as duas
tecnologia dorando sem conflitos:

dynamic=ethmf,eth1/mac do redfone/0,31,1            #para redfone (veja
"ethmf" )
dynamic=eth,eth1/macdo channel bank cianet/1,24,0   #para cianet  (veja
"eth" )

E uma recomndacao que o ordem seja sempre primeiro o redfone, porque ele
pega da red PSTN o sincronismos SDH e ahi tudo o sistema fica sicnronizado
com os troncos digitais.Isso é importante para obter a melhor qualidad de
voz e a melhor perfomance.

No caso de voce precisar ajuda da Redfone, eu fico disponível.

Jorge F Churio
Regional Manager LATAM
Redfone Communications LLC
jchurio em red-fone.com