[AsteriskBrasil] [configuracao] Asterisk

Dirceu Vieira dirceu em nazzaren.com
Terça Abril 20 23:47:08 BRT 2010

Ola amigos, preciso de ajuda para configurar meu sip.conf e extensions.conf
pois já tem 1 semana e até agora tive poucos avanços.

Segue abaixo uma copia do meu sip.conf:
[general]
register => [12XXXXX7]@azzu:[SENHA]:registrar.azzu.com.br/azzu

[azzu] ; Conta SIP que recebe chamadas
type=peer ; Só realiza ligações se ele receber um INVITE ele encaminha para
; Contexto configurado em context
username=[12XXXXX7] ; Número azzu
secret=[SENHA] ; Senha azzu
domain=azzu ; Domínio, essencial que seja azzu
fromuser=[12XXXXX7] ; Número azzu
fromdomain=azzu ; Domínio, essencial que seja azzu
host=registrar.azzu.com.br ; Proxy SIP da plataforma azzu
insecure=very ; Desabilita as checagens de segurança
qualify=no ; Não fica pingando o proxy sip, pois isto já é feito pela
plataforma
port=5060 ; Porta de conexão SIP
nat=no ; Este host não está atrás de NAT
disallow=all ; Desabilita todos os codecs
allow=alaw ; Habilita o codec G.711A
allow=ulaw ; Habilita o codec G.711U
allow=gsm ; Habilita o codec GSM
allow=ilbc ; Habilita o codec iLBC
dtmfmode=rfc2833 ; Padrão de DTMF RFC2833
context=incoming ; Chamadas recebidas encaminhadas ao contexto incoming
; Do arquivo de configuração do plano de discagem (extensions.conf)
reinvite=no ; Não recebe reinvite
canreinvite=no ; Não faz reinvite

[ramal001] ; Ramal interno que vai receber as chamadas SIP do Azzu
type=friend ; Faz e recebe chamadas
secret=12345 ; Senha
host=dynamic
qualify=no ; Não pinga o SIP Client para manter a conexão
nat=yes ; Host na rede local sem nat
disallow=all ; Desabilita todos os codecs
allow=alaw ; Habilita o codec G.711A
allow=ulaw ; Habilita o codec G.711U
allow=gsm ; Habilita o codec GSM
allow=ilbc ; Habilita o codec iLBC
context=outgoing ; Contexto de saída das chamadas efetuadas por este usuário

callerid=Nome <[12XXXXX7]> ; Texto com a Identificação do Usuário (BINA)
canreinvite=no ; Não realiza reinvite
Meu extensions.conf:

; Contexto de Saída de Chamadas
[outgoing]
exten=>_XX.,1,Dial( SIP/${EXTEN}@azzu,50 ) ; disca para o número saindo pela
conta definina em sip.conf que faz ligações pela plataforma Azzu

; Contexto de Entrada de Chamadas pelo Tronco SIP Azzu
[incoming]
exten => azzu,1,Goto(rotadeentrada,s,1) ; Chamadas endereçadas para o peer
azzu devem ser redirecionadas para o contexto rota de entrada

; Contexto Rota de Entrada
[rotadeentrada]
exten => s,1,Dial(SIP/ramal001,50) ; Disca para o usuário ramal001 definido
em sip.conf

Em resumo, o que acontece:

Consigo logar pelo softfone x-lite com os dados do ramal001, a questao eh:
"nao consigo receber ligacoes e nem fazer através do softfone"

A azzu me oferece um numero fixo, ao discar para ele (estando conectado ao
softfone) diz: "ramal indisponivel"

Pois bem,

Preciso que me auxiliem em configurar o asterisk, de uma forma a qual eu
consiga logar com um usuario e senha no softfone e por meio dele receber e
fazer chamadas...

É tao complicado assim?

Por favor, quem puder ajudar agradeço!