[AsteriskBrasil] Ligação para celular

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Quarta Abril 28 09:44:07 BRT 2010

Em 27-04-2010 13:22, Eduardo Rocha escreveu:
> Pessoal, como funciona telefonia para celular? Eu sei que para
> telefonia fixa existe placas que fazem a conexão com a linha. E no
> caso de celulares? Existe esta placa? As empresas como a Vivo, TIM tem
> este tipo de solução, sem ser necessário placas?
> Att
> Eduardo C. Rocha

Olá,

         O princípio é o mesmo, somente muda o meio de transmissão, em
vez de ser por fio (wired) vai ser por ar (wireless). Por fio não
precisa autenticar, mas por ar precisa, sendo que sua autenticação está
num cartão inteligente (SIM Card) da operadora, o qual deve ser inserido
no dispositivo. Esse dispositivo pode ser na forma de placa interna ou
"caixa externa", sendo que esta última pode se ligar ao Asterisk por:

- Bluetooth: terá que ter um receptor no Asterisk e os devidos
drivers/módulos, o dispositivo tem que ficar próximo

- USB: terá que ter porta USB disponível no Asterisk e os devidos
drivers/módulos, o dispositivo tem que ficar próximo

- Linha Analógica: vai ligar a uma porta FXO no Asterisk ou num ATA com
FXO, comumente usado em PABXs convencionais, o dispositivo pode ficar em
qualquer lugar com boa internet com ATA FXO

- Rede IP: vai se comportar como um ATA FXO, no caso será um ATA GSM,
tal como o caso acima ligado a uma ATA FXO, o dispositivo pode fiar em
qualquer lugar com boa internet

         No caso de ATA GSM ou ATA FXO + dispositivo GSM, este pode
ficar em qualquer lugar, assim é possível ter uma numa filial no DDD 16
e do DDD 11 fazer ligação local para o DDD 16, por exemplo, que o mesmo
que ter um ATA FXO no DDD 16 e do DDD 11 fazer ligação local para o DDD
16. Portanto, o princípio é o mesmo, muda apenas o meio de com fio sem
autenticação para sem fio com autenticação por SIM Card.

         Para sistemas não GSM, tipo Nextel, terá que procurar um
dispositivo apropriado, neste caso creio que tenha que partir para o
caso de ligação por linha analógica.

         Se for para serviços, como SMS ou localização, também tem
dispositivos ou webservices para isso, dê uma pesquisada.

[]'s
            Junior Polegato