[AsteriskBrasil] Ligação para celular

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Quarta Abril 28 10:42:10 BRT 2010

Em 28-04-2010 09:48, Gian Nicodemus escreveu:
> Uma curiosidade...
> Digamos que eu tivesse aqui uma placa por exemplo Digivoice de quatro
> canais GSM, e em cada canal tivesse uma operadora
> Canal 1: VIVO
> Canal 2: TIM
> Canal 3: OI
> Canal 4: Claro
> E gostaria de fazer um filtro, que ele me falasse qual operadora o
> cliente está discando para min repassar para a mesma operadora, e caso
> nao fosse nenhuma dessas 4 ele passa-se para mais barata...
> COmo eu faria isso???
> abraços

Bota uma bola de cristal na porta usb! rsrsrs...

Brincadeiras a parte, com a portabilidade isso vai ficar meio difícil,
pois tem que identificar o "sonido" da operadora quando ligar, isto é,
manualmente com 4 celulares, seria: ligue pela Vivo e ouça o toque, se
não for Vivo, desligue e tente outra, se for, deixa a ligação fluir; e
assim por diante para cada operadora. Agora fazer isso com o Asterisk
vai dar um certo trampo, muito desenvolvimento.

Porém, ainda dá para usar os prefixos que a Anatel liberou para cada
operadora e então determinar a operadora com um percentual de erro até
que pequeno. Também deve ter webservices, desconheço, para isso, dá uma
procurada. Aí tem que fazer as prioridades, tipo se a ligação for para
Claro e o canal da Claro estiver ocupado, pode dar a mensagem para
aguardar ou tentar o próximo canal mais barato e assim por diante, isso
é você que define no seu plano de discagem.

Eu tinha isso funcionando bem para fixo, onde tenho números em cidades
diferentes interligados por contas SIP e se ligasse por esta conta SIP
eu pagaria local, então eu identificava para qual cidade se destinava a
ligação e escolhia o canal SIP mais barato, se indisponível, ia pro DDR.
Hoje esse roteamento é a operadora que faz para mim, não tenho mais
contas SIP no Asterisk, faço a ligação pelo DDR e a operadora me manda a
conta tarifado local nas cidades onde tenho número.

[]'s
           Junior Polegato