[AsteriskBrasil] SIP TCP

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Segunda Fevereiro 1 19:14:22 BRST 2010

Estou curioso, alguem aqui entendeu que SIP sobre TCP nao muda em absolutamente nada  o Voice Path, que e' RTP (portanto, UDP) ?

SIP e' somente para a sinalizacao, e certamente a qualidade de voz nao mudaria em nada por mudar a sinalizacao para TCP.

Sua melhor opcao, e' usar um codec que tenha 'resistencia' melhor a perda de pacotes, por que retransmitir pacotes (o 'uso' que parece querem dar a usar SIP sobre TCP), nao ajudaria em nada a qualidade de voz (timers de TCP sao razoavelmente grandes se comparados com jitter buffers e etc..

Existem varias opcoes, G.711 geralmente 'resiste' bem, so que melhor ainda e' alguma implementacao que tenha um tipo de PLC (packet loss concealment).
A GIPS (Global IP Sounds) era famosa pelos 'add-on' de PLC dela, que os fabricantes podiam usar de um dos lados somente, para 'melhorar' a qualidade de voz recebida.