[AsteriskBrasil] RES: tranferencia no ramal ocupado

Alan Pablo pablo em contacte.com.br
Quinta Fevereiro 4 09:49:05 BRST 2010

Bom dia , Senhores!

                Também estou tendo essa demanda a um bom tempo,tenho uma
cliente que reclama que quando era Intelbras ela como secretária atendia as
ligações e ia transferindo independente de está ocupado ou não as ligações
ficavam lá, tipo no mesmo funcionamento de uma queue porém pra cada ramal.

                Diante disso to tentando fazer isso aqui, quem agente pode
testar e aprimorar tal função.

Como funciona:

- Se a variável ${DIALSTATUS} retornar BUSY eu faço um Goto para esse
contexto.

- Como o Sylvio falou da pra usar a aplicação RetryDial , mais preciso
colocar algum tipo de peso/posição de espera em cada ligação , para que a
secretária possa simplesmente ir transferindo as ligações e as mesmas forem
atendidas na ordem que chegaram.

- Essa posição deve ser atualizada conforme as ligações forem sendo
desligadas

- To fazendo isso usando Astdb , o primeiro canal que chega vai direto para
a aplicação RetryDial e as próximas ficam em Musiconhold , conforme forem
sendo atendidas na extensão h e vou redirecionando o próximo da fila para o
RetryDial com a aplicação ChannelRedirect e quando não tiver mais nenhuma
ligação em fila eu limpo toda a família no Astdb.

OBS: Posso ta complicando demais o processo, talvez possamos simplificar bem
mais, segue a idéia atual.

[espera]

exten => _X.,1,Set(DEST=${EXTEN})

exten => _X.,n,Set(ATUAL=${DB_EXISTS(POSICAO/${DEST})})

exten => _X.,n,Noop(VALOR ==== ${ATUAL})

exten => _X.,n,Set(DB(POSICAO/${DEST})=${IF($[ ${ATUAL} = 0
]?1:$[${DB(POSICAO/${DEST})} + 1])})

exten => _X.,n,Set(POSICAO=${DB(POSICAO/${DEST})})

exten => _X.,n,Noop(POSICAO === ${POSICAO})

exten => _X.,n,Set(DB(AGUARDANDO/${DEST}/${POSICAO})=${CHANNEL})

exten => _X.,n,GotoIf($[${POSICAO} = 1 ]?discando)

exten => _X.,n,Musiconhold(default)

exten => _X.,n(discando),RetryDial(|5|0|SIP/${EXTEN}|40|Ttrm(default))

exten => _X.,n,Hangup()

exten => h,1,Set(DB(AGUARDANDO/${DEST}/${POSICAO})=OFF)

exten => h,n(proximo),Set(POSICAO=$[${POSICAO} + 1])

exten => h,n,GotoIf($["${DB(AGUARDANDO/${DEST}/${POSICAO})}" =
"OFF"]?proximo)

exten => h,n,GotoIf($[${DB_EXISTS(AGUARDANDO/${DEST}/${POSICAO})} =
0]?limpa)

exten =>
h,n,ChannelRedirect(${DB(AGUARDANDO/${DEST}/${POSICAO})}|${CONTEXT}|${DEST}|
discando)

exten => h,n,Hangup()

exten => h,n(limpa),DBdeltree(AGUARDANDO/${DEST})

exten => h,n,DBdeltree(POSICAO/${DEST})

exten => h,n(fim),Hangup()

Att.:

Alan Pablo.