[AsteriskBrasil] RES: Duvida Teste com Asterisk

Veiblaublau Hotmail veiblaublau em hotmail.com
Quinta Fevereiro 4 11:15:54 BRST 2010

Obrigado Junior pelo esclarecimento.

Assim sendo, então somente um ATA resolve meu problema? Aparentemente sendo
um teste simples eu gostaria de fazer redirecionamento caso ocupado e/ou não
atenda. Além disso a linha só ligaria para os telefones quem estivessem
nessa lista. Seriam uns 60 telefones com essa agenda. Só pra confirmar,
nessa caso somente 1 (um) ATA GrandStream 503, ou um da Linksys PAP2
resolveria meu caso?

-----Mensagem original-----
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Junior
Polegato - Asterisk
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] Duvida Teste com Asterisk

Veiblaublau Hotmail escreveu:

> Olá pessoal sou iniciante em Asterisk e gostaria de fazer o seguinte
> teste e gostaria de saber qual a melhor maneira de fazê-lo no que diz
> a respeito de hardware (placa fxo, serial ata, etc – o que preciso?)
>
> É simples: Num telefone convencional ao discar um numero (Ex:45890) o
> Asterisk faria uma ligação usando a rede PSTN (vejam bem, não é voip)
> para um numero qual quer. E assim servir como agenda discando 45891 ->
> 73 365846513 | 45892 -> 73 34597543 e assim sucessivamente.
>
> Imaginei um serial ATA e uma placa FXO. Somente com isso é possível?
> Existe uma solução mais barata?

> [...]

Olá,

Primeiramente, é somente ATA, serial ATA (SATA) é outra coisa (HD). O
que você precisa é uma porta FXO (liga na linha telefônica analógica,
pública ou ramal de PABX) e uma porta FXS (liga no telefone analógico
comum, se ligar na linha telefônica vai queimar a porta).

Cada porta no Asterisk é chamada de canal, o qual é numerado ou nomeado,
sendo que no caso FXS (ramal) e FXO (tronco) são canais ZAP (versão 1.4
ou menor) ou DAHDI (versão 1.6 em diante), "portas" SIP, ramal ou
tronco, canal SIP, portas IAX, ramal ou tronco, canal IAX. Para chamar
ou discar sobre um canal, usa-se Dial, então Dial(ZAP/1), chama o ramal
na porta FXS numerada 1, Dial(ZAP/2), chama o ramal na porta FXS
numerada 2, Dial(ZAP/3/73365846513), disca 73365846513 na porta FXO
numerada 3, e assim por diante.

Depois de entendido isso, vem o plano de discagem, onde você coloca:

[ramal]
exten => s/45891,1,Dial(ZAP/3/73365846513)
exten => s/45891,2,Hangup

exten => s/45892,1,Dial(ZAP/3/7334597543)
exten => s/45892,2,Hangup

[]'s
Junior Polegato