[AsteriskBrasil] RES: Duvida Teste com Asterisk

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Quinta Fevereiro 4 14:16:21 BRST 2010

Veiblaublau Hotmail escreveu:
> Obrigado Junior pelo esclarecimento.
> Assim sendo, então somente um ATA resolve meu problema? Aparentemente sendo
> um teste simples eu gostaria de fazer redirecionamento caso ocupado e/ou não
> atenda. Além disso a linha só ligaria para os telefones quem estivessem
> nessa lista. Seriam uns 60 telefones com essa agenda. Só pra confirmar,
> nessa caso somente 1 (um) ATA GrandStream 503, ou um da Linksys PAP2
> resolveria meu caso?

Por nada. Para fazer uma agenda sim, um ATA com 1 FXO (liga na linha
telefônica) e 1 FXS (liga no telefone) foi logar no Asterisk como dois
canais SIP, os quais deve dar nome e senha no Asterisk e usar os mesmos
no ATA. No caso de ocupado, vai ter que ficar um tempo para o ATA
identificar o sinal de ocupado na porta FXO, geralmente 4 tons de
ocupado. Nesses casos, ficaria para "atalho" relacionado a um número
principal e um secundário, supondo que o nome do canal SIP de na FXO
seja, porta_fxo, e tempo máximo de espera de 30 segundos:

[ramal_sip]
exten => "atalho1",1,Dial(SIP/porta_fxo@"principal1", 30)
exten => "atalho1",2,Dial(SIP/porta_fxo@"secundário1", 30)
exten => "atalho1",3,Hangup

exten => "atalho2",1,Dial(SIP/porta_fxo@"principal2", 30)
exten => "atalho2",2,Dial(SIP/porta_fxo@"secundário2", 30)
exten => "atalho2",3,Hangup

Pode usar um softphone e terá dois ramais e uma linha de saída para
fazer mais testes, podendo ligar do computador para o telefone na porta FXS.

[]'s
       Junior Polegato