[AsteriskBrasil] RES: Celular com SiP

meiralins em midiabyte.com.br meiralins em midiabyte.com.br
Quinta Fevereiro 4 19:49:52 BRST 2010

Luis e demais colegas. Embora a bateria do E63 seja  a mesma do E71. Por "algum motivo", não dura o mesmo tempo. Entretanto, este problema possa estar relacionado aos firmwares e versão do aparelho.

Na verdade, os firmwares mais antigos do E71, consumiam mais bateria que os firmwares atuais. Isso também muda de acordo com a versão RM e freqüência de operação 3G.

É importante ressaltar que o E63, não trabalha em 3,5G (HSDPA) e isso poderá fazer diferença na conexão SIP, já que a taxa de transferência costuma ser mais baixa e a latência, se não me engano, é superior. Os Experts que me corrijam, se eu estiver errado!

A minha experiência com o E71 é a seguinte:

Eu tenho um E71, versão RM-407 (3G em 2100Mhz - 3,5G HSDPA) e consigo manter carga por quase 3 dias. Recebendo e fazendo várias chamadas ao dia.

Habilitado direto:
> FRING, conectado direto via WiFi e mudando para 3G automaticamente;
> Duas contas SIP pelo próprio sistema do aparelho, conectadas via 3G
> Google Maps ligado direto e integrado ao GPS enviando a localização 24 horas.

Diante deste uso, quase "Heavy", eu percebi que usando somente a rede 3G para a conexão SIP, a bateria consome mais do que se você usar o WiFi e habilitar para mudar ao 3G automaticamente, quando sair da rede wireless.

Já usei várias versões do Nimbuzz (Inclusive a última). Entretanto, apesar dele apresentar uma melhor qualidade de áudio em relação ao FRING, sempre consome muito mais bateria. Exemplo: na mesma configuração acima, se eu conectar pelo Nimbuzz ao invés do FRING, a bateria deixa de durar quase 3 dias, para durar cerca de 36 horas. Ou seja: é como se dobrasse o consumo do aparelho.

Outra coisa que "acaba" com a bateria dele, é se eu habilitar o Bluetooth. Neste caso, a duração da bateria cai para no máximo 48 horas.

Agora, se é uma questão de preço, eu acredito que o E63, consiga trabalhar no 3G com SIP, por volta de 24 horas, conforme mencionou o Luis por cerca de 24 horas, mas... tenho minhas dúvidas com relação a qualidade da conexão, em função dele não dar suporte ao 3,5G. Particularmente noto uma diferença muito grande quando estou via SIP numa rede 3,5G e quando estou numa rede 3G. Em EDGE, nem se discute, a latência as vezes chega a cerca de 1 segundo e não tem Jitter que faça milagre!.

Enfim... Boa Sorte!

Fernando