[AsteriskBrasil] Call center com X-Lite

Sylvio Jollenbeck sylvio.sdr em gmail.com
Sexta Fevereiro 5 14:07:32 BRST 2010

Italo

	Minha experiência com um callcenter na época com 250PA, foram:

	1. O trafego gerado de sinalização SIP é muito intenso, não aconselho manter esse tráfego junto com o trafego de dados do cliente. Recomendo usar VLAN (SIP / RTP / DADOS)
	2. Servidores Asterisk não agüentam trafego pesado, por melhor que a maquina seja - sempre haverá um problema. Então recomendo você adotar no máximo 75 usuários/agentes por servidor, distribuir a estrutura de acordo com os serviços, onde cada servidor exerce um papel (um grava), outro gerência a fila e outro termina as chamadas.
	3. Em rede local, não utilize transcodificação de codec, mantenha o padrão R2 e EUROISDN = alaw, ISDN QSIG = ulaw, e por ai vai....

Essas são as principais dicas, o resto é com vc.

Abs

Sylvio