[AsteriskBrasil] RES: Asterisk em link adsl

Jefferson Luiz Piaba jefferson.luiz em fastsolutions.com.br
Sexta Fevereiro 5 18:23:17 BRST 2010

Galera, com todo o respeito... mas vai dar B@$T@!
Não confie em adsl para trafego de voz e vídeo sobre IP. O tempo de
atendimento para problemas é de 24/48 horas.. o que você vai fazer se o
serviço for interrompido?
Sem falar que ta tudo no mesmo backbone, o que diferencia de um serviço
destinado a usuário final é taxa de upload, preço e contrato.

Abs.

Atenciosamente,
Jefferson Luiz Piaba
Analista de Telecom

-----Mensagem original-----
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Junior
Polegato - Asterisk
Enviada em: sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 17:18
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] Asterisk em link adsl

Amado Tairone Tairone escreveu:
> Galera, bom dia!
> Configurei um trixbox para trabalhar com 30 PA's usando o g729 e está
> funcionando meu com o meu link dedicado.
> Quero saber a opnião de vocês em um seguinte caso:
> Prestamos serviços a uma outra empresa que solicitou que mudassemos
> sua telefonia para voip até aí não vi problema.
> Só que o link que eles vão usar é um link adsl e imagina de quem da
> Telefonica o speedy-bussines, a prestadora de serviço voip que usamos
> é a vono e segundo ela para que as ligações tenha qualidade a latência
> não pode passar de 150ms.
> [...]

Olá,

       Olhando na página da telefônica, o Speedy mais parrudo, de 8 Mbps
de download, dá 600 kbps de upload. Para um cálculo justo, usar para
cada canal 32 kbps + 15% (overhead do PPP + overhead do ATM + overhead
do DSL), então vamos chutar por cima 40 kbps por canal em cada sentido,
dá para fazer 15 ligações simultâneas se a banda fosse garantida e você
tivesse ela somente para VoIP ou um QoS que pararia a internet para
falar ao telefone. Para a internet hoje em dia não dá, 25 simultâneas
não dá, banda garantida, não tem, latência garantida, não tem, ip fixo,
não serve para nada, mas é a diferença técnica o Speedy para empresas e
pessoal.

       Conclusão, esquece, não vai dar certo. Contrata um link dedicado
de 1 Mbps x 1 Mbps, é 5 a 7 vezes mais caro que esse outro compartilhado
de 8 Mbps x 600 kbps, porém o custo do link é absorvido pela economia
com telefone e a internet não vai falar nunca, espera-se, sem contar que
com link dedicado, tem atendimento em 1 ou 2 horas no máximo em caso de
falhas e no compartilhado, 72 horas.

       Agora se for para tentar diminuir custos, você pode implementar
direcionamento automático ou pelo usuário, isto é, máximo de "upload/50"
ligações simultâneas com G729 ou deixa o usuário digitar 1 na frente do
número para sair por VoIP ou 2 para sair pela PSTN, aí se ele sente que
a ligação está ruim, ele desliga e liga de novo, bem amador, mas... Ah!
E não esquece do QoS, senão 6 dúzia de downloads ao mesmo tempo já pode
dizer adeus ao VoIP.

[]'s
          Junior Polegato