[AsteriskBrasil] Prioridade

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Segunda Fevereiro 8 16:12:51 BRST 2010

Você pode marcar os pacotes sim, mas operadora nenhuma vai respeitar essa marcação. Faz parte da própria natureza da Internet ser uma rede neutra que não diferencia tipos de tráfego.

Não se usa uma conexão à Internet para VoIP em conjunto com tráfego de dados. Ou você utiliza uma rede que respeita a marcação dos pacotes, como a MPLS, ou você usa um link de internet exclusivo para VoIP. Mesmo assim, tenha em mente que na hora de dimensionar este link você precisa levar em conta a banda garantida pela operadora, bem como se o link é simétrico ou não.

Atenciosamente,

Vinícius Fontes
Gerente de Segurança da Informação
Canall Tecnologia em Comunicações