[AsteriskBrasil] Problemas com ata taitell e tom de chamada

Ricardo Barbosa spiderslack em yahoo.com.br
Segunda Fevereiro 15 01:57:02 BRST 2010

Já esta ok os codecs, mas verifiquei um comportamento estranho. vou montar a topologia.

Asterisk              |__ internet___|    modem adsl     |__ Softphone
ip:200.200.200.200    |              |WAN:100.100.100.100|   IP:192.168.1.3
                                     |LAN:192.168.1.1    |

porem se ligo do softfone no ip 192.168.1.3 para um outro ramal sip não funciona. Chama no softfone porem quando atende não se ouve nada. coloquei o modem adsl em bridge e o ip 192.168.1.3 ficou com ip valido dessa forma funciona. Outra coisa que notei foi via wireshark, no ip 192.168.1.3 abrindo o wireshark e monitorando o trafego notei que os pacotes saem com ip de destino 100.100.100.100. fiquei sem entender. O rtp sai com destino a interface wan do meu modem?! porque? e outra colocando o ambiente com o modem adsl em bridge funciona normalmente. Verifiquei a tabela de estados nat do modem vejam abaixo(subistituindo os ips)

udp      17 177 src=192.168.1.3 dst=200.200.200.200 sport=5060 dport=5060 src=200.200.200.200 dst=100.100.100.100 sport=5060 dport=5060 [ASSURED] use=1
udp      17 27 src=192.168.1.3 dst=100.100.100.100 sport=8000 dport=12496 [UNREPLIED] src=100.100.100.100 dst=192.168.1.3 sport=12496 dport=8000 use=1
udp      17 20 src=192.168.1.3 dst=100.100.100.100 sport=8000 dport=15070 [UNREPLIED] src=100.100.100.100 dst=192.168.1.3 sport=15070 dport=8000 use=1

Pelo que eu entendo de nat essa tabela esta errada. nao deveria trocar o 100.100.100.100 por 200.200.200.200?
Uma ultima pergunta ou constatacao para verificar se entendi bem o funcionamento do sip atras de nat. O parametro 'nat=yes' seria para o softfone utilizar os ips da camada ip nao do payload sip correto? a partir do momento do registro a conexao parti de dentro da minha rede interna atravessa o nat e vai em direcao ao asterisk, nesse ponto o softfone se registra e essa conexao via nat e mantida ate o desligamento do softfone desde que seja utilizado o parametro 'qualify=yes' para ficar mantendo a conexao correto? e o parametro canreinvite=no e para o rtp do do softfone passar atraves do asterisk sendo assim o softfone cria a conexao novamente porem agora com payload rtp, atravessa o nat e se conecta no asterisk o qual mantem a conexao durante a chamada mantendo assim o funcionamento correto? Sendo assim oque posso concluir q meu modem tem uma falha seria de escrita do protocolo nat ou o meu softfone? Desde já agradeço.

Atenciosamente