[AsteriskBrasil] T.38 com GVT

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Segunda Fevereiro 22 18:51:07 BRT 2010

Opa, acho que eu não fui muito claro. Vamos esclarecer.

Eu não estou utilizando um aparelho de fax, estou utilizando o ReceiveFAX() provido pelo app_fax.so do Asterisk 1.6.1.12. Estou fazendo dessa forma justamente para tirar da equação fatores externos como ATAs por exemplo. Também é do meu interesse utilizar o ReceiveFAX(), por isso estou começando tentando fazer funcionar essa parte.

A linha analógica que eu me referia é uma linha que está conectada diretamente a um aparelho de fax, sem relação alguma com o Asterisk. Então, meu cenário de testes consiste em discar desse aparelho de fax conectado na linha analógica para um DDR do meu Asterisk que atende a chamada e chama o ReceiveFAX. Muito semelhante ao combo iaxmodem/Hylafax.

Minha configuração está assim (meu sip.conf é muito grande, então segue apenas as seções general e voxip):

sip.conf:

[general]
context=interno
allowguest=yes
bindport=5060
binaddr=0.0.0.0
fromdomain=pabx.canall.com.br
language=pt_BR
srvlookup=no
disallow=all
allow=alaw
dtmfmode=rfc2833
nat=yes
tos_sip=af31
tos_audio=ef
tos_video=af41
maxexpiry=3600
minexpiry=3600
defaultexpiry=3600

allowsubscribe = yes
subscribecontext = interno
notifyringing = yes
notifyhold = yes
limitonpeers = yes

t38_udptl=yes

[voxip]
username=5421047000
nat=yes
type=friend
secret=5421047000
port=5060
canreinvite=no
insecure=port,invite
host=gvt.com.br
fromuser=5421047000
fromdomain=gvt.com.br
dtmfmode=rfc2833
context=entrada-e1
disallow=all
allow=alaw
qualify=yes
t38_udptl=yes

E no extensions.conf, o DDR que eu estou discando chama uma macro para fazer o processamento do fax:

[macro-recebefax]

exten => s,1,Set(DB(fax/count)=$[${DB(fax/count)} + 1])
exten => s,n,Set(FAXCOUNT=${DB(fax/count)})
exten => s,n,Set(FAXFILE=fax-${DB(fax/count)}-rx)
exten => s,n,Set(LOCALSTATIONID=5421047008)
exten => s,n,ReceiveFAX(/var/spool/asterisk/fax/${FAXFILE}.tif)
exten => s,n,NoOp(modem = ${FAXOPT(modem)})
exten => s,n,NoOp(FAXSTATUS = ${FAXSTATUS})
exten => s,n,NoOp(FAXERROR = ${FAXERROR})
exten => s,n,NoOp(CALLID = ${CALLERID(name)} ${CALLERID(num)} ${REMOTESTATIONID})
exten => s,n,NoOp(FAXPAGES = ${FAXPAGES})
exten => s,n,NoOp(FAXBITRATE = ${FAXBITRATE})
exten => s,n,NoOp(FAXRESOLUTION = ${FAXRESOLUTION})
exten => s,n,NoOp(FAXMODE = ${FAXMODE})
exten => s,n,Hangup()

exten => h,1,System(tiff2pdf -o /var/spool/asterisk/fax/${FAXFILE}.pdf -p A4 /var/spool/asterisk/fax/${FAXFILE}.tif)
exten => h,n,System(rm /var/spool/asterisk/fax/${FAXFILE}.tif)
exten => h,n,System(echo "Fax recebido." > /tmp/${FAXFILE}.txt)
exten => h,n,System(echo "Remetente: ${CALLID}" >> /tmp/${FAXFILE}.txt)
exten => h,n,System(echo "Paginas: ${FAXPAGES}" >> /tmp/${FAXFILE}.txt)
exten => h,n,System(echo "Velocidade de transmissao: ${FAXBITRATE} bps" >> /tmp/${FAXFILE}.txt)
exten => h,n,System(echo "Resolucao: ${FAXRESOLUTION}" >> /tmp/${FAXFILE}.txt)
exten => h,n,System(mutt -d 5 -s "Allvo FAX" -a /var/spool/asterisk/fax/${FAXFILE}.pdf vinicius em canall.com.br < /tmp/${FAXFILE}.txt)
;exten => h,n,System(rm /tmp/${FAXFILE}.txt)
exten => h,n,NoOp(SYSTEMSTATUS = ${SYSTEMSTATUS})

Outro arquivo que acredito estar relacionado é o udptl.conf:

; UDPTL Configuration (UDPTL is one of the transports for T.38)
;
[general]
;
; UDPTL start and UDPTL end configure start and end addresses
;
udptlstart=4000
udptlend=4999
;
; Whether to enable or disable UDP checksums on UDPTL traffic
;
udptlchecksums=yes
;
; The number of error correction entries in a UDPTL packet
;
udptlfecentries = 6
;
; The span over which parity is calculated for FEC in a UDPTL packet
;
udptlfecspan = 3
;
; Some VoIP providers will only accept an offer with an even-numbered
; UDPTL port. Set this option so that Asterisk will only attempt to use
; even-numbered ports when negotiating T.38. Default is no.
use_even_ports = no

Atenciosamente,

Vinícius Fontes
Gerente de Segurança da Informação