[AsteriskBrasil] T.38 com GVT

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Quarta Fevereiro 24 11:51:05 BRT 2010

T.38 não utiliza nem alaw nem ulaw. O "codec" utilizado pelo T.38 é o próprio TIFF, se é que se pode dizer isso.

O que acontece é o seguinte. Numa chamada de entrada, a plataforma da GVT faz um INVITE contendo o G729 no SDP. O meu Asterisk está trabalhando somente com o alaw, portanto é feito um REINVITE solicitando que a GVT utilize alaw.

Quando o fax começa a ser transmitido, a plataforma da GVT faz um REINVITE contendo o T.38 no SDP. Nesse momento o Asterisk entende que está havendo uma transmissão de fax e negocia a sessão T.38, que é puramente dados, não há áudio.

Se após a transmissão de fax houver necessidade de continuar a conversa, novamente a plataforma da GVT faz um REINVITE contendo o G729 no SDP, que é negado pelo meu Asterisk, o alaw é negociado e aí é aberta novamente a sessão RTP, transmitindo o áudio.

Atenciosamente,

Vinícius Fontes
Gerente de Segurança da Informação
Canall Tecnologia em Comunicações