[AsteriskBrasil] Asterisk com E1 e DDR

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Segunda Janeiro 25 11:19:09 BRST 2010

Vagner Menezes escreveu:
> Bom dia Davi, desde já agradeço a atenção
> Seguinte, a Internet a rádio é da empresa, foi eu quem configurou e está
> sob a minha "guarda";
> Sobre a quantidade de ramais precisamos de 5 ramais em uma filial, 4 em
> outra e 2 em outra;
> Sobre a banda disponível tenho disponivel cerca de 1.2 Mbps para cada
> filial;
> sobre a Central que possuimos temos a Intelbras Digital 141;porém
> enviariamos para outra filial em outro estado, utilizando o Asterisk
> aqui, ou oque for sugerido;
> Obrigado
> [...]

Olá,

       Vagner, terá que configurar QoS nos roteadores na ponta de rede
sem fio, na matriz instala o Asterisk com placa E1 e pede um link E1
para testar ou usa o seu quando ninguém estiver usando, pode ainda usar
uma ou mais placas X100P de baixo custo e fácil venda, ou ATA com FXO,
para fazer os testes, onde seu Asterisk será um ou mais ramais do seu PABX.

        Aí nas filiais, na matriz ou em qualquer lugar conectado à
internet, pode ir testando com telefones virtuais nos computadores
(softphones), ou telefone SIP reais ligados à rede, ou ainda celulares
com softphone (smartphones com softphone, Motorola Q, iPhone, dentre
outros) ou SIP nativo (smatphones Nokia), teoricamente sem limite de ramais.

       Para ligar um telefone comum ao Asterisk vai precisa de outra
placa, esta com portas FXS, ou um gateway FXS, ou ATA com FXS dependendo
o número de ramais. Mas filiais, pode usar ATA com FXS ou um gateway FXS
dependendo o número de ramais, tipo até 8 ramais acho melhor ATA mesmo.
Outra alternativa, é ter duas portas E1 e ligar uma na operadora e outra
no PABX, assim o E1+PABX fazem o papel do gateway FXS, porém o Asterisk
não vai ter acesso aos ramais, somente ao PABX via tronco E1.

[]'s
        Junior Polegato