[AsteriskBrasil] Ramal nao para de tocar

Gustavo Cordeiro gustavo em advent.com.br
Quinta Janeiro 28 00:26:41 BRST 2010

Olá,

  Sobre o ramal não parar de tocar, isto acontece porque na linha
analógica usualmente você não tem outra sinalização do andamento da
chamada (call progress) além da acústica.

  O seu Asterisk atendeu a ligação (answer) no IVR e a encaminhou para
a telefonista. Não há sinalização de linha (a não ser que você tenha
inversão de polaridade habilitada nesse tronco analógico) que indique
quando o chamador desistiu da ligação. Nessa situação a indicação é
somente acústica.

  O que você pode tentar fazer pra amenizar o problema é configurar os
parâmetros callprogress, progzone, busydetection e busycount. Assim
você vai fazer com que o Asterisk possa reconhecer que a chamada
encerrou quando escutar um "tú-tú-tú" na linha.

  Por exemplo:

  callprogress = yes
  progzone = br
  busydetect = yes
  busycount = 3

  Não é algo perfeito, mas são os inconvenientes das linhas analógicas... :)

  Já o caso do Fernando parece ser diferente. O que não está sendo
reconhecido é o atendimento realizado pela FXS. Poste sua configuração
para a lista, talvez alguém possa ajudar.

Sds,
Gustavo Cordeiro
Advent Tecnologia Ltda.
Telefone: 48 3024-9350