[AsteriskBrasil] TIP 100 Intelbrás

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Quinta Julho 15 14:37:56 BRT 2010

Em 15-07-2010 14:03, Elson Júnior escreveu:
> Assim como o Nielsen disse, também já me recomendaram o Voiper.
> Tem mais alguém com algum case positivo desse modelo?

Olá,

         Apesar de eu ter um sistema sob Intelbrás composto por 27
Voiper, 2 ATAs GKM2000T, 3 ATAs GKM2200T e um interfone MaxCom 1 Tecla,
além de 11 Nokia E65, 1 N97, 1 E71, 1 E63 e 1 Samsung Galaxy,
funcionando a quase no total 100%, não arrisco dizer que algum deles é
100%. Tenho outros aparelhos em teste com o Fring, mas ter que sair da
rede local, ir ao servidor do Fring e voltar para a rede local não está
sendo bem aceito, principalmente com a banda de internet sob medida.

         Quanto ao Voiper, de vez em quando ele "encavala" duas linhas,
não termina a primeira ligação, de forma que ao fazer ou receber outra
chamada fica sobreposta, problema quando está na música de espera e
ouve-se a música de espera e a voz da outra linha, aí precisa de um
"soft hangup", além de um problema de alguns segundos de mudez,
geralmente 20, em alguns casos e é preciso reiniciar o aparelho pelo
usuário, já instruídos nesses casos a pressionarem "menu - 7 - 7",
soma-se ainda o problema de trabalhar como ponte, onde ao se fazer
download na rede interna em "velocidade máxima", 100 Mbps, ele reinicia.

         Sobre os ATAs GKM2200T, não funcionam com fax e máquina de
cartão de crédito, de 10 tentativas 1 ou 2 só passam, além de depois de
alguns dias ligados começarem a picotar a voz e ter que serem desligados
e ligados novamente.

         Dos ATAs GKM2000T não tenho o que reclamar, são os que resistem
firme e forte.

         Sobre o interfone, tem problemas na tecla e coisa de uma vez
por mês é preciso tirar da tomada e ligar novamente.

         Complementando, os Nokia são nota 10, mas perdem qualidade de
sinal Wi-Fi com facilidade ao andar, com exceção do N97, porém o que se
ganha com a mobilidade e o custo/benefício, melhor nem falar que tem
problema. Já o Galaxy tem Android com SipDroip, que deixa um pouco a
desejar perto dos Nokia, mas também é muito bom em qualidade e sinal Wi-Fi.

         Bom, isso é o que posso relatar depois de um ano de experiência
nesse sistema VoIP mais misto que tenho hoje e com Intelbrás. Entrei em
contato com o suporte apenas uma vez para cada problema e nunca tive
resposta, nem fui mais atrás, então vou trabalhando dessa forma nesse
caso e está bem, como disse antes, quase 100%.

[]'s
          Junior Polegato