[AsteriskBrasil] RES: TIP 100 Intelbrás

Ernani Azevedo ernaniaz em gmail.com
Quinta Julho 15 15:35:20 BRT 2010

Pessoal,

Uso um TIP 100 na minha estação na empresa, e sinceramente, não
aconselho nem um pouco.
O aparelho tem diversos problemas, que podem ser minimizados, são eles:

- Quando utilizado "bridge", a porta para o computador é 10 MBPS
half-duplex, e deve ter mais algum problema, pois o computador fica
simplesmente muito lento. Não use em "bridge".
- Caso utilize mais de um na mesma rede, altere o endereço interno
(padrão 10.10.10.1) e a senha de acesso, se não qualquer um na sua
rede que acessar ele (sim, é acessível pela rede) pode ir na tela de
usuário e ver a sua senha (basta ver o fonte da página). Se tiver mais
de um telefone na mesma rede, o mais rápido responde primeiro, se
ficar insistindo, vai pegar telefones diferentes a cada recarga do
navegador.
- A qualidade de voz as vezes fica meio picotada, mas não chega a
ficar inaudível.
- Um outro bug que detectei. No caso da minha empresa, coloquei um
asterisk na minha estação para gravar as ligações. O telefone só envia
pacotes para o servidor SIP na porta WAN, ou seja, não tem como
utilizar na estação em modo bridge, tive que colocar outro cabo de
rede só pra ele.
- O manual e a configuração dele são péssimos, deixando muito a desejar.
- Para fazer "ring distintivo", tive que colocar o identificador de
chamadas para "0000" quando for interno, pois não aceita máscara,
apenas números fixos na configuração de ring distintivo. Isto não
chega a ser problema, pois ele não tem display.

Fora alguns outros detalhes pequenos, é "usável", mas não recomendo.
O meu colega do lado usa um Voiper. É bem melhor, mas também tem
vários defeitos e limitações, mas é BEM melhor que o TIP100.
--
Ernani Azevedo