[AsteriskBrasil] Trunk e ligação direta ramal

Mário Venâncio mariovenancio em terra.com.br
Segunda Julho 26 15:12:08 BRT 2010

  Olá Marcio

Aqui na empresa eu instalei o Elastix e para fazer o controle das
ligações -- que ramal pode fazer ligação para celular, ddd, ddi, etc...
-- instalei no Freepbx o módulo *custom-contexts*. Com esse módulo é
possível você criar vários contextos. No meu caso eu criei um contexto
que permite fazer somente ligações locais para telefones fixos e
autorizei a rota de saída para telefones fixos, nesse contexto; criei
outro contexto que permite fazer ligações locais para telefones fixos e
celulares e autorizei as rotas de saída para fixo e celular, nesse
contexto; e assim por diante....

Depois dos contextos criados, você vai em cada ramal e determina qual
contexto ele deverá usar.

Esqueci de explicar que criei rotas independentes para cada tipo de
ligação, por exemplo; rota_local_fixo 0|[2-5]XXXXXXX ;
rota_local_celular 0|[6-9]XXXXXXX ; rota_ddd_fixo 0|ZX[2-5]XXXXXXX e
assim por diante.....

Você pode fazer o download do módulo custom-contexts em:
http://mirror.freepbx.org/modules/release/contributed_modules/customcontexts-0.3.6.tgz

Espero ter ajudado.

Mário Venâncio