[AsteriskBrasil] Placa para E1

Vinícius Fontes vinicius em canall.com.br
Segunda Março 1 13:31:45 BRT 2010

----- "Luc Moreira" <lmoreira em dxbrasil.net> escreveu:

> Khomp
>
> Não vamos começar uma discussão de qual hardware é melhor. Dei minha
> opinião, o que não quer dizer que é uma verdade absoluta.
>
> Ja tentei usar Khomp com módulos GSM. A documentação era fraca, a
> compilação dos drivers não funcionou conforme o manual (fraco). Ao
> contatar o suporte, pediram para eu seguisse as instruções (já falei
> que eram fracas?!) do manual. E finalmente, depois de vários dias sem
> sucesso, devolvi a placa e passei a usar os gateways Poprtech GSM.
>
> Quanto a Digivoice, não tenho experiência própria, mas uma rápida
> [...]

O grande problema da Khomp e Digivoice é que elas reinventam a roda. Pra quê escrever um channel driver proprietário se o DAHDI já está aí pra isso? Os drivers da Sangoma utilizam o DAHDI como wrapper, então na hora de configurar o system.conf fica igual à Digium.

Eu gostava muito da Sangoma, até acontecer uma situação inusitada. Um cliente utilizava uma placa Sangoma e os Xorcom Astribank. Devido à descargas atmosféricas, um dos Astribanks fritou e me desloquei até lá para efetuar a troca. Por infelicidade do destino, o cliente possuía a primeira versão do Astribank, e a unidade de reposição era os novos Astribank2, que precisavam de uma versão específica do DAHDI para funcionar. Até aí tudo bem, um pequeno upgrade do DAHDI não é problema. Mas e quem disse que os drivers da Sangoma compilavam em conjunto com essa versão do DAHDI? Resultado: tive que substituir a placa Sangoma por uma Digium. De lá pra cá, corro de qualquer outra placa que não seja Digium.