[AsteriskBrasil] Internet via satelite para servidor asterisk.

Raul Godiano raulgodiano em gmail.com
Sexta Março 5 12:27:44 BRT 2010

Bom dia Fabio

Tenho 5 pontas com duas ligações simultanes (max) que usam satelite, te digo
uma coisa, use-a somente se nao tiver outra opção, pois é bem chato e
complicado trabalhar com satelite a começar pela escolha da operadora de
satelite.
De te tanto bater cabeça com isso e apanhar com as operadoras hoje para VOZ
por satelite, eu recomendo somente a Hughes, pq?

É uma das poucas que tem IPOS, o proprio modem do satelite possui 2 portas
fxs e o canal de voz rola por uma frequencia diferente da de dados.
A desvantagem e que pra passar voz , eles utilizam um canal H323 com codec
g729, ou seja vc tem de criar um tronco H323 com o codec g729.
Se for usar SIP recomendo que voce use ou G723 ou ILBC, e fax somente via
T.38
A latencia da voz e complicada, sao 800 ms de latencia media as vezes tem-se
um delay, mas como se trata de satelite, nao tem-se muito o que fazer,
apenas contar com o entendimento de quem está do outro lado usando.

Se voce quiser saber como que fica, posso lhe passar o numero de alguma
localidade que usa essa solução para você entender como que fica.

E volto a dizer, use somente se for a ultima solução, pois se usar voz sobre
radio as vezes empaca, imagina satelite.