[AsteriskBrasil] Internet via satelite para servidor asterisk.

Edson Gellert Schubert egschubert em gmail.com
Sexta Março 5 14:21:55 BRT 2010

Olás...

Algumas informações técnicas que podem ajudar....
- quanto ao codec mesmo usando G723, lembre que a comunicação satelital
é feita por pacotes de 48 bytes, ou seja, se vc conseguir colocar o teu
frame de voz em um único pacote (ou célula se preferir) melhor será o
aproveitamento de banda e menos delay. Assim o que recomendo é que vc
descubra o tamanho da célula e busque um esquema de otimização. Existem
VSATs (modens satelitais) que possuem esquema de compressão de
cabeçalho.... eles usam um esquema de tabelas, e depois de um período de
aprendizado (10 segundos?) colocam as informações do cabeçalho numa
tabela e a trocam pelo índice de entrada na tabela. Como os dois lados
fazem o mesmo, é uma questão de economia de banda. Informe-se desta
possibilidade e do codec e frame por pacote ideal para seu caso.

- quanto ao delay, 800 ms pode parecer uma eternidade.... principalmente
de vc fizer testes entre VSats que estejam uma do lado da outra... mas
no dia-a-dia, a coisa chega a 'desaparecer' desde que alguns cuidados na
escolha das UA seja feito...

- quanto ao UA (softphone, ip-phone ou ATA), por conta da compactação
que falei antes, melhor não habilitar a "supressão de silêncio". Pode
parecer antagônico, mas se a supressão for habilitada, vc mata o esquema
de compressão de cabeçalho. Além disto é _muito_ interessante que o UA
tenha suporte a geração de ruído branco (/pink noise/ no inglês).
Ademais, por ser recomendado o uso de G723 (ou iLBC), dificilmente vc
encontrará um softphone barato e/ou flexível para este tipo de aplicação.

Boa sorte...
Edson.