[AsteriskBrasil] Inicio

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Quinta Março 25 09:06:01 BRT 2010

Gean Carlo Vila Lobus escreveu:
> Bom dia a todos,
> Primeiramente gostaria de me apresentar, pois este é o meu primeiro
> "post". Sou Entusiasta das tecnologias livres venho usando linux a um
> bom tempo ( 5 Anos), e sempre tive curiosidade sobre o Asterisk, mas
> nunca tive a oportunidade de realizar algo mais concreto.
> Aos Usuarios da lista, venho perguntar : Qual seria um Hardware
> Discreto minimo para rodar um asterisk ? ( P4 ou Superior ?, 512 Ram
> ou Mais ? ). Pelo o que vi, existe a possibilidade de comprar um modem
> que funcione como FXO ( X100p Clone) Para integração com telefonia
> [...]

Olá,

       O Asterisk roda bem para 20 ligações SIP simultâneas sem
transcodificação em um roteador básico com processador AMR 300 MHz, 8 MB
de flash e 64 MB de RAM, então máquina seria o de menos. Tenho uma
implementação em máquina virtual de 1 processador de 2.3 GHz, 128 MB de
RAM, sem transcodificação, placa E1 ISDN Digitum de 30 canais, 97
ramais, usa a metade da RAM e 3% do processador com umas 20 ligações
simultâneas.

       Quanto ao hardware, precisa de placa ou ATA com portas FXO para
se ligar à uma linha analógica pública ou ramal analógico de PABX,
precisa de placa ou ATA com portas FXS para se ligar a um telefone, fax,
ou entrada (tronco) analógica de PABX, precisa de placa E1 para se ligar
com troncos digitais de 30 linhas ou PABX com porta E1, precisa de placa
ou ATA com portas GSM para usar chips de celular, precisa de placa de
rede, preferivelmente dedicada, para se ligar a ATAs e linhas VoIP. Tem
empresas que vendem a caixa preta, com interface via web quase completa
e você nem se preocupa com hardware ou comandos com o Asterisk.

       Para começar a testar, instale na sua máquina e use softphone
(ramais por software) e linhas VoIP, geralmente SIP, para se comunicar
"indiretamente" ao mundo externo (PSTN), depois pode conseguir um ATA
com FXS para ligar telefones comuns (ramais analógicos) ao Asterisk, ou
ainda ligar numa posição de entrada do seu PABX, que terá um linha a
mais e pode "puxá-la" para fazer ligações pelo Asterisk e ela toca
quando vem ligação do Asterisk. Depois pode conseguir ATA com FXO ou
placas de fax/modem reconhecidas como FXO, aí pode-se ligar ao PABX (o
Asterisk será um ramal do PABX) ou à um linhas pública analógica.

       Se avançar bem, parta para soluções mais profissionais, se for o
caso, com placas E1 e GSM.

[]'s
         Junior Polegato