[AsteriskBrasil] Inicio

Junior Polegato - Asterisk asterisk em juniorpolegato.com.br
Sexta Março 26 08:35:37 BRT 2010

Gean Carlo Vila Lobus escreveu:
> Legal pelas explicações galera ..
> Tenho mais algumas duvidas.
> Existem Placas Digitais e Analógicas Certo - Troncos ( E1 e FXO).
> Com uma placa E1 eu consigo usar os telefones convencionais ? Eu creio
> que não .. mas fico em confusão com isto. Pra mim usar os telefones
> convencionais eu precisaria de Placas FXO Certo ?
> No meu caso. Com o Asterisk, como eu faria pra integrar com a minha
> central digitro BXS 20 ? Eu tenho 30 Ramais na central. Atualmente eu
> tenho 2 gateways ( 1 FXO e 1FXS) e faço um hotline no FXO de modo que
> [...]

Olá,

       Em linha digital, tronco E1, ISDN ou R2, você interliga apenas
centrais e das centrais saem "par de fios" que se liga os telefones
comuns (analógicos). Um par de fio tem duas pontas, numa você fornece
energia (FXS) e na outra você consome (FXO), que fornece são sempre as
saídas das centrais, pública ou PABX, e quem consome pode ser a entrada
de uma central (PABX), telefone comum, fax, modem, máquina de cartão de
crédito, porteiro telefônico, e afins. Dessa forma, para cada telefone
comum que quiser ligar à central vai precisar ter uma porta FXS
disponível na central, seja caixa preta ou Asterisk, com a diferença que
a porta FXS no Asterisk pode estar na mesma caixa ou onde tiver Internet
através de um ATA, o que possibilita colocar um ATA numa mesa e ligar o
cabo de rede que está no computador neste ATA e ligar o computador e o
telefone no ATA, seja rede local ou Internet, assim terá seu ramal do
Asterisk sem ter que passar fios pela empresa, podendo isso ser até na
sua casa.

       Bom, voltando ao seu caso, geralmente se aproveita a central que
já possui para não ter que comprar portas FXSs, assim uma placa  com
duas E1, uma para a PSTN e outra para a central, faria todo o tráfego
passar pelo Asterisk e você integra VoIP, gravação, roteamento de
chamadas, etc, que neste caso, você teria 30 canais entre o Asterisk e a
central que já possui, mas apenas 10 entre o Asterisk e PSTN, como disse
antes, assim pode criar contas VoIP e rotear chamadas para saírem por
PSTN ou VoIP, seja por custo ou canais ocupados.

        Ainda neste caso, para expandir o número de ramais, vai precisar
de um gateway com várias FXSs, uma para cada novo ramal, ou fazer o
esquema de ATA na mesa da pessoa, ou telefone IP na mesa da pessoa, que
seria no fundo igual ao ATA com telefone comum, porém para ligar para um
ramal do PABX que já possui terá que fazer algumas regras neste para que
perceba que a chamada veio de uma ramal do Asterisk e que vai para um
outro determinado ramal, tipo, os ramais do Asterisk para chamar os
ramais do outro PABX precisam digitar 7XX, onde XX é o número do ramal
no outro PABX, é o Asterisk "entende" que é para ligar chamar o PABX
antigo se identificando como 7XX, aí a central terá que entender que se
veio de 7XX é para o ramal XX e chamar este, então depende de recursos
da sua central.

       Agora pode abandonar a central antiga adquirindo 1 E1 e mais de
40 telefones IP, softphones (no computador) ou 40 FXSs (ATAs, gateways
ou placas com 24 FXSs) para o Asterisk e trabalhar apenas com Asterisk,
ou expandir a centrar para suportar o número de ramais que precisa e
colocar o Asterisk entre a centra e a PSTN para gravação, roteamento e
integração com VoIP.

[]'s
            Junior Polegato