[AsteriskBrasil] Asterisk substitui PABX tradicional?

Leandro Jekimim Goulart jekimim em yahoo.com.br
Domingo Março 28 20:39:30 BRT 2010

Olá a todos,

Tenho pesquisado sobre o Asterisk, estou muito interessado em usá-lo na minha empresa. Neste momento não vou usar mais de 6 ramais, 2 linhas telefônicas externas, uma assinatura num serviço VoIP, e numa segunda etapa quero ter uma linha celular também. Na empresa a infra-estrutura de cabos e aparelhos telefônicos é todo baseado no modelo tradicional (não-digital).

Para direcionar o meu estudo gostaria de algumas dicas, se possível. A primeira questão é: o Asterisk substitui um PABX tradicional? Pelo que li (e pelos diagramas que vi) o modelo ideal é conectar o Asterisk a um PABX, e deixar que o PABX cuide das linhas analógicas, correto? Mas existe forma de usar somente o Asterisk, e conectar os aparelhos telefônicos tradicionais nele?

A segunda questão é, caso seja possível evitar o aparelho PABX, que tipo de placa teria que ter (no servidor onde vou instalar o Asterisk) para conectar diretamente os aparelhos telefônicos tradicionais? E que tipo de placa preciso para conectar minhas 2 linhas telefônicas externas?

E terceiro, caso tudo isso seja possível, o custo compensa? O Asterisk vou usar de qualquer maneira, pelas funcionalidades que vou ter. Mas a dúvida é se estas placas seriam mais baratas que uma central PABX? Ou é mais barato usar Asterisk + Central PABX?

Muito Obrigado!