[AsteriskBrasil] Res: Res: Asterisk substitui PABX tradicional?

Leandro Jekimim Goulart jekimim em yahoo.com.br
Segunda Março 29 18:02:36 BRT 2010

Júnior, interessante o raciocínio ...

Estive procurando o preço das portas FXS / FXO. O que achei foi em torno de 650 para 4 portas (TDM400 da Digium). Quando você vita em torno de 75 - 100, seria algo equivalente a essa?

Outra coisa, não entendi sobre a E1 ... no caso a ligação entre PABX e Asterisk não é por 1 FXO do servidor Asterisk?

Obrigado!

________________________________
De: Junior Polegato - Asterisk <asterisk em juniorpolegato.com.br>
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Enviadas: Segunda-feira, 29 de Março de 2010 15:58:03
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] Res: Asterisk substitui PABX tradicional?

Kim Delevati escreveu:
> Minha unica duvida é em relação às placas fxs para cada ramal... não
> sairia mais barato nesse caso um PABX tradicional?

Olá,

      Uma porta FXS sai em torno de R$ 75,00 a R$ 100,00, em ATA ou
gateway, e uma placa para PABX para 4 ramais sai em torno de R$ 300,00,
isto é, praticamente a mesma coisa, com a diferença que com ATA com FXS
pode expandir a vontade e dá para aproveitar o cabo de rede que já está
no local, não precisa passar cabo de telefone e pode levar seu ramal
para onde quiser, até para casa, hotel, etc...

      Veja que mesmo que comprando um PABX para ligar os ramais, vai
precisar ligar o Asterisk neste PABX, então vai precisar de porta E1 ou
várias FXOs, aí tem um custo de integração entre Asterisk e PABX que não
está computando, sem contar que não vai ter as facilidades do Asterisk
com integração aos ramais. Claro que isso vai de cada estudo de caso,
mas é bem válido pensar em colocar o Asterisk em vez de um PABX.

[]'s
          Junior Polegato