[AsteriskBrasil] Balanceamento de carga

Cezar Augusto cezar.augusto em novaprolink.com.br
Quinta Maio 13 10:44:17 BRT 2010

Rodrigo, de forma alguma, e acredito pertinente o seus comentários, a sua
opinião foi importante, estamos desde ontem conversando sobre isso
e até agora só apareceram ótimas observações.

Vou aguardar ancioso pelo post sobre o DUNDi.

Abs
Cezar Augusto
------------------------------

Message: 4
Date: Thu, 13 May 2010 10:04:07 -0300
From: Rodrigo Lang <rodrigoferreiralang em gmail.com>
Subject: Re: [AsteriskBrasil] Balanceamento de carga
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org

Alexandre,

Os dois servidores para autenticação seriam cluster's sim, de acordo com a
definição de cluster [1]. No caso, funcionariam em Balanceamento de Carga.
Mas quando um servidor parar, o DNS Round-Robin não checa se o ip está
respondendo, se não estiver ele continua enviando para aquele ip. Então,
você teria que retirar o ip do DNS manualmente ou fazer um shell script para
automatizar.

Quanto a questão dos dados sendo salvos no storage, é só direcionar os
res_*.conf (vai mudar de acordo com o banco que você irá utilizar, eu indico
o PostgreSQL) para o ip do storage. Nas gravações, é só você montar uma
pasta do storage nos servidores locais e mandar o MixMonitor() salvar
diretamente naquela pasta. Como a tabela dos usuários SIP's seriam
compartilhadas,o primeiro servidor que receber a requisição do ramal SIP
loga ele! O DUNDi faz o resto trabalho quanto a questão de rotas. Tenho um
documento bastante explicativo sobre DUNDi em casa, de noite eu post ele no
meu blog e passo o link.

Nielsen, o Heartbeat funciona como passivo/ativo. Ele é uma ótima ferramenta
para Alta Disponibilidade, faz parte do projeto Linux-HA (High-Availability
Linux) [2] [3], mas o Cezar está procurando uma forma para Balanceamento de
Carga.

O documento que eu citei do Afonso Zimmermann está abaixo [4]. *Leiam*, pois
é muito bom e tirará várias dúvidas.

Se você quiser utilizar banco de canais dai complica a questão de
balanceamento de carga. Daí sim, o que você poderia fazer seria uma Alta
Disponibilidade dos dois servidores de autenticação, mas consiste em
avaliabilidade e não performance. Se for poucos bancos de canais, poderia
colocar no servidor gateway, mas no seu caso indico tudo softphone! Pega uma
empresa para fazer um para vocês, personalizado para o cliente. Porra, o
cliente vai chegar a chorar de alegria! Hhehehe

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Cluster#Tipos_de_cluster
[2] http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux-HA
[3]
http://www.slideshare.net/fred_m/alta-disponibilidade-em-linux-com-heartbeat-e-drbd
[4] www.disc-os.org/e107/request.php?13

Se eu falei alguma besteira, me desculpem pois faz tempo que mechi com
clusters. Mas acho que está citado direitinho. Cezar, eu coloquei minha
opinião neste e-mail, eu sei que desviei um pouco da sua pergunta original.
Porém, minha intenção é mostrar-lhe uma alternativa que eu escolheria.

Ats,
Rodrigo Lang.

--
Rodrigo Recipes!
Last post: Upgrade na facilidade Ligação por login vs.