[AsteriskBrasil] Balanceamento de carga

Davi Magno davi.magno em gmail.com
Sexta Maio 14 10:52:25 BRT 2010

Fala grande Cézar!!!

rapaz sabe que eu sempre disse que openSIP um dia seria necessário né rssss
então eu apoio o uso do openSIP porque por mais que agora vc consiga dar
algum jeitinho, mais cedo ou mais tarde a empresa que você trabalha vai
aumentar a carga, e nós dois sabemos muito bem disso, sabemos que você pode
ter a necessidade de dobrar ou triplicar esta carga em questão de dois ou
três meses, e ai como vai fazer? então acho q entrar no mundo do openSIP
seria legal... agora se quiser montar só com asterisk eu faria o seguinte:

A server com asterisk + placas E1 + Troncos SIP
B server com asterisk + storage

o server A teria somente uma conta SIP e seria usado para completar as
chamadas. Usaria g729 ou o codec de sua preferencia para terminar as
chamadas SIP e g711 para comunicar com o server B.

o server B por sua vez teria todos os ramais e apenas um tronco SIP (do
server A). Este server faria toda a comunicação via 711 para não consumir
processamento com transcodificação, e gravaria as chamadas no storage. Com
um *BOM *STORAGE o problema relato pelo Sylvio, que de fato pode acontecer
com um HD, não aconteceria pois os storages estão ai para suprir as
necessidades de armazenamento em massa com performance, escalabilidade e
disponibilidade em infras de empresas como a sua, que necessitam de suporte
a dados críticos. Hoje em dia máquinas como um DualXeon QuadCore com 32GB de
Ram estão disponíveis no mercado a um custo não tão elevado, e tenho certeza
que você não precisa nem disso.

muitos podem pensar que estou viajando, mas em 12 de setembro de 2009 o fiz
uma pergunta sobre capacidade de um asterisk e o Alberto Satto me respondeu
de forma muito interessante e indicando um artigo com um teste realizado
pelo Di-Shi Sun, quem tiver interesse pode ver a pergunta e resposta em
http://listas.asteriskbrasil.org/pipermail/asteriskbrasil/2009-September/033628.html
e o artigo em http://www.albertosato.voipcenter.com.br/?p=239 ps: este
artigo não contém todo o teste mas tem o link para baixar um documento em
ingles de 53 paginas com o teste completo, detalhando inclusive as config
utilizadas no asterisk.

outra questão importante é o OS. Adoro o Debian, amo de coração e quando
tenho q ter um linux em meu pc pessoal coloco Debian, mas com asterisk,
sinceramente recomendo CentOS. Se buscar aqui na lista, vai encontrar
diversos posts relatando um problema ou outro envolvendo o uso de Debian ou
outro OS diferente do CentOS.

Esta é a minha opnião e acho q vc consegueria testa-la sem grandes esforços,
montar este cenário em sua empresa não é nenhum bicho de sete cabeças... em
relação as simultaneas, só combinar horário com a galera aqui e dar 10
minutos de chamadas liberadas para fixo, limitando a 300 simultaneas, que
nós ajudamos.