[AsteriskBrasil] Limitando numeros de ligacoes de entrada

Sylvio Carlos Jollenbeck Borin sylvio.sdr em gmail.com
Segunda Maio 17 23:13:13 BRT 2010

Pessoal,

	Sinceramente, não achei a solução de limitar o numero de canais da placa a melhor saída. Existem as seguintes situações:

1) Recebimento de chamadas:

A maioria das operadoras entrega a chamada no ultimo canal livre da placa de voz, ou seja,  realizam a busca de canais livres a partir da canal 30 (VB3030). Partindo desse principio, limitar os canais em grupos não será a melhor saida pelo simples fato de não saber por qual canal a chamada esta entrando.

Minha sugestão é fazer um contador de chamadas usando o AstDB e validação do GotoIf. O funcionamento do sistema é bem simples, chegou uma nova chamada (Answer) - recupera o contador e verifica se ele é menor que 5, se for menor incrementa 1 ao contador e repassa a chamada para frente (ramal, grupo, etc) , finalizando a chamada (hangup) recupera o contador e decrementa 1, cuidado com o controle para não ter numeros negativos. Caso o contador seja maior que 5 no momento do recebimento da chamada, encerra-se  a chamada entrante desviando ela para um hangup.

2) Realização de chamadas:

Neste momento eu vejo sentido fazer um grupo de canais para a discagem, esse processo é bem simples e resolve o problema.

Abs

# ------------------------------------------------------------------------------
Sylvio Carlos Jollenbeck Borin
IPBoX - Sistemas para Call Center
Gerente Técnico de Produto
E-mail/Messenger: sj em ipbox.com.br
Celular: (11) 6404 9443
VMN Consultoria e Desenvolvimento de Sistemas
Av. Pedroso de Morais, n. 677 - Cj. 143
Pinheiros, São Paulo, Cep: 05914-000.
Fone/Fax: (11) 3819 2014 / 3513 2150