[AsteriskBrasil] Codecs

Gean Carlo Vila Lobus geanmyboy em gmail.com
Terça Maio 18 10:47:21 BRT 2010

Galera, bom dia

Pelo o que eu andei vendo, os codecs que ocupam menor banda são o g729 e o
g723.1

Sei também que devido a economia de banda, surge uma queda de qualidade na
voz. Porém ao dar uma olhada, me parecem que estes codecs são proprietarios
e a Digium tem uma Licença para os mesmos. (Pelo menos pro g729) . Gostaria
de usar na minha rede, pois tenho 2 links dedicados de baixa velocidade
(256k) para filiais. Como procedo com estes codecs ? Devo pagar algo para
utiliza-los ?

Grato

Tabela Encontrada na Internet com informações sobre os codecs

Codec        BR      NEB

G.729      8 Kbps  31.2 Kbps     BR = Bit rate ( Taxa de dados )
G.723.1  6.4 Kbps  21.9 Kbps     NEB = Nominal Ethernet Bandwidth (
Largura de banda efetiva )
G.723.1  5.3 Kbps  20.8 Kbps

Fonte : http://essetalvoip.blogspot.com/

Gean Carlo Vila Lobus
Bacharel em Sistemas de Informação
Unoesc Campus Videira
Pós-Graduando em Redes e Segurança de Sistemas
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Celular 49 8817 2820
Email: vilalobus em gmail.com