[AsteriskBrasil] RES: O que é Sip Trunk

Veiblaublau Leopoldo veiblaublau em hotmail.com
Sábado Maio 22 13:08:30 BRT 2010

Jonathan,

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

E a todos do fórum.

Ronney Santos

Date: Sat, 22 May 2010 12:59:28 -0300
From: jonathanwfarias em gmail.com
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Subject: Re: [AsteriskBrasil] RES: O que é Sip Trunk

Em primeiro lugar você tem que saber oque é Sip e sua funcionalidade...

SIP é um protocolo de sinal para estabelecer chamadas e conferências através de redes via Protocolo IP. O estabelecimento, mudança ou término da sessão é independente do tipo de mídia ou aplicação que será usada na chamada; uma chamada pode utilizar diferentes tipos de dados, incluindo áudio e vídeo.

Visite: http://pt.wikipedia.org/wiki/SIP

O IAX2 é um protocolo VoIP que usualmente carrega tanto a sinalização quanto os dados no mesmo caminho. Os comandos e parâmetros são enviados e qualquer extensão tem que ter um código numérico alocado. Historicamente isso foi modelado após os dados internos passar por módulos do Asterisk.

Visite: http://pt.wikipedia.org/wiki/IAX

Um tronco SIP é um serviço oferecido por um ITSP (Internet Telephony Service Provider) que permite que as empresas que possuem um PBX instalado para usar Voice-over-IP (VoIP), também fora da rede da empresa usando a mesma conexão como a conexão de Internet.

O SIP (Session Initiation Protocol) tronco é um serviço que permite que as empresas com um PABX instalado para usar comunicações em tempo real, incluindo VoIP. Ao conectar um tronco SIP a uma PSTN interna tradicional (rede telefônica pública comutada), sistema de telefonia, as empresas podem se comunicar através de IP fora da empresa. Além do mais, as empresas podem substituir o tradicional PSTN linhas fixas com um sistema de telefone IP conectado externamente através de um serviço de trunking SIP, criando um canal único para os componentes multimídia, incluindo voz, vídeo e dados. Como resultado, um serviço de trunking SIP normalmente proporciona maior economia e maior confiabilidade.

Não se importe se suas perguntas ignorantes algumas vezes não forem respondidas nesta lista, pois os participantes desta lista quando chegam a se inscrever nela é porque já teem um mínimo de conhecimento sobre Asterisk e suas funcionalidades.

São pessoas dedicadas a pesquisas em livros e internet...

Antes de postar qualquer pergunta aqui na lista procure primeiro no Google para não ser ignorado pelos demais ok!