[AsteriskBrasil] RES: O que é Sip Trunk

jonathan farias jonathanwfarias em gmail.com
Sábado Maio 22 12:59:28 BRT 2010

Em primeiro lugar você tem que saber oque é Sip e sua funcionalidade...

SIP é um protocolo de sinal para estabelecer chamadas e conferências através
de redes via Protocolo IP. O estabelecimento, mudança ou término da sessão é
independente do tipo de mídia ou aplicação que será usada na chamada; uma
chamada pode utilizar diferentes tipos de dados, incluindo áudio e vídeo.

Visite: http://pt.wikipedia.org/wiki/SIP

O IAX2 é um protocolo VoIP que usualmente carrega tanto a sinalização quanto
os dados no mesmo caminho. Os comandos e parâmetros são enviados e qualquer
extensão tem que ter um código numérico alocado. Historicamente isso foi
modelado após os dados internos passar por módulos do Asterisk.

Visite: http://pt.wikipedia.org/wiki/IAX

Um tronco SIP é um serviço oferecido por um ITSP (Internet Telephony Service
Provider) que permite que as empresas que possuem um PBX instalado para usar
Voice-over-IP (VoIP), também fora da rede da empresa usando a mesma conexão
como a conexão de Internet.

O SIP (Session Initiation Protocol) tronco é um serviço que permite que as
empresas com um PABX instalado para usar comunicações em tempo real,
incluindo VoIP. Ao conectar um tronco SIP a uma PSTN interna tradicional
(rede telefônica pública comutada), sistema de telefonia, as empresas podem
se comunicar através de IP fora da empresa. Além do mais, as empresas podem
substituir o tradicional PSTN linhas fixas com um sistema de telefone IP
conectado externamente através de um serviço de trunking SIP, criando um
canal único para os componentes multimídia, incluindo voz, vídeo e dados.
Como resultado, um serviço de trunking SIP normalmente proporciona maior
economia e maior confiabilidade.

Não se importe se suas perguntas ignorantes algumas vezes não forem
respondidas nesta lista, pois os participantes desta lista quando chegam a
se inscrever nela é porque já teem um mínimo de conhecimento sobre Asterisk
e suas funcionalidades.
São pessoas dedicadas a pesquisas em livros e internet...

Antes de postar qualquer pergunta aqui na lista procure primeiro no Google
para não ser ignorado pelos demais ok!

Em 22 de maio de 2010 09:26, Veiblaublau Leopoldo
<veiblaublau em hotmail.com>escreveu:

>  Ok, Jefferson. Obrigado pelas explicações.
>
> Srs,
>
> Para alguns deve ser algo muito óbvio. Estou começando no Asterisk agora e
> simplesmente não sei.
> Se os Srs poderem me ajudar eu agradeço muitíssimo. Talvez uma ou duas
> linhas deva ser o suficiente.
>
> Obrigado.

> determinados

Jonathan W. Farias
Site: www.paranaguanegocios.com
Email: faleconosco em paranaguaonline.com
Telefone Nacional:40040435 Ramal 95016
Cell:41-9998-4902