[AsteriskBrasil] RES: Codec

Fernando Meira Lins meiralins em midiabyte.com.br
Sexta Outubro 1 09:19:53 BRT 2010


Fiz alguns testes com o G722 e gostei muito da qualidade, mas de fato, abre novamente o problema da banda e $$$$.

 

Entretanto, creio que ele esteja entre o g711 e o g729 em termos de consumo, porém com uma qualidade de áudio bem superior. Nesse caso caímos novamente na questão dos hardwares que já possuem o codec.

 

Testei utilizando um Siemens A580 IP numa ponta e o Bria 2.5.4 (original e registrado) na outra. Ficou ótimo!

 

Atenciosamente;

Fernando

 

De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org [mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Junior Polegato - Asterisk
Enviada em: quinta-feira, 30 de setembro de 2010 16:02
Para: monica em addphone.net; asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] Codec

 

Em 30-09-2010 15:34, monica em addphone.net escreveu: 

Justamentamente quero por qualidade, pois eu imagino que quanto menos compactado esta o audio, melhor a qualidade, por isso que o 711 é tao bom, pois nao compacta.
Ou estou errada?


Olá,

        Está correta, se não compactar não perde qualidade, mas por outro lado, o 711 é digital, que é uma amostra do analógico, que por sua vez tem perdas nas frequências mais altas. O MP3 é uma compressão de áudio que retira amostras, comprime e interpola outras da amostra digital que conteria todas as frequências audíveis ao ser humano, resultando em um arquivo cerca de 10 vezes menor com qualidade bastante aceitável.

        Agora em se tratando de telefonia, o foco é a voz, que dificilmente ultrapassa 4 kHz, contra os 20 kHz que o ouvido humano ouve. De acordo com a Lei de Nyquist, para se reproduzir uma frequência de forma digital é preciso amostra no mínimo duas vezes a frequência analógica, então amostra-se a 8 kHz para se reproduzir 4 kHz, fazendo 8 bits por amostra, ter-se-á uma banda de 64 kbps para se produzir a voz humana com pouca perda. Essa é a banda do 711. As outras usando de algoritmos, tal como o MP3, para reduzir essa banda e ainda assim ter uma voz audível, como por exemplo dificilmente a voz fica abaixo de 1 kHz, o ouvido distingue tons a cada 3 dB, compressão de dados, interpolação, etc... Aí surgem os outros codecs, todos vão ter qualidade inferior ao 711, porém com banda bem menor, sendo que o 729 foi elegido o melhor em termos banda/qualidade.

        Testei muitos, deixando de lado o 723, pois não é free se não me engano, notei que o ilbc fica bem próximo ao 729, mas muitos aparelhos não o suportam, nem pode ser distribuído livremente, tem que baixar do site oficial e compilar. Depois dele o que mais agradou foi o GSM, os outros nota-se perdas que dependendo da voz e perda de pacotes, fica ruim o resultado final.

        Note também que para transmitir dados, usando o 711 fica-se limitado à 32 kbps para não ter problemas, mas é possível chegar a 56 kbps e geralmente funcionar com o 711. Os outros codecs vão distorcer a transmissão e não vai funcionar.



[]'s
          Junior Polegato


        

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.asteriskbrasil.org/pipermail/asteriskbrasil/attachments/20101001/7a1ec22e/attachment.htm 


Mais detalhes sobre a lista de discussão AsteriskBrasil