[AsteriskBrasil] RES: RES: Duvida sobre codec "ELASTIX"

Fernando Meira Lins meiralins em midiabyte.com.br
Segunda Outubro 4 13:23:07 BRT 2010

Acho que você precisa é troca de Telefone IP e não de CODEC, rsrsrsrs!!!

Mas de qualquer forma, para usar o G729 ou o G723, você precisa ter os
módulos .so instalados e carregados. Existe na NET uma versão de "teste"  do
G729. Já o ilbc (Não me recordo se o Voiper tem), creio que só recompilando
o asterisk.

Abraços;
Fernando

-----Mensagem original-----
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Oswaldo
Galdino de Aguiar Junior
Enviada em: segunda-feira, 4 de outubro de 2010 11:21
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: [AsteriskBrasil] RES: Duvida sobre codec "ELASTIX"

Depois de ler a explicação do amigo Junior Polegato, me interresei por
alterar o codec de uma estação.
Tenho um tel IP INTELBRAS VOIPER remoto do Server ELASTIX que estava sobre
G.711 em uma banda residencial speedy.
Resultado, sempre picotando tudo, tentei alterar para o codec G.723 ele
registra no Server mas não origina ligações.
Depois tentei G.726 - 16, G.726 -24, G.726 - 32, G.726 - 40 e nenhum
funcionou.
Para isto preciso alterar alguma coisa na extensão no ELASTIX 1.6.2-7?

Agradeço a atenção de todos!

Aguardo.

_____
Em 02-10-2010 12:52, Oswaldo Galdino de Aguiar Junior escreveu:

> Pessoal estou com uma duvida assim.
>
> Bom o codec G.711 U/A  consome 64Kbps em funcionamento, gostaria de
> saber como esse consumo funciona.
>
> Ele consome só download ou Upload tbem?Ou seja tenho que ter 64Kbps
> para down e 64 para up?
>
> Quando o Tel IP ou o ATA esta conectado ao servidor sem estar em uso
> consome esta banda tbem?
>
> Existe algum codec melhor do que o G.711 U/A em termos de qualidade?
>
> Agradeço a atenção de todos.
>
> Aguardo!

Olá!

         Já rolou um outro tópico recente sobre codec e expliquei de onde
vem os 64 kbps*, ou 7,8125 KiB/s*, porém tem mais o cabeçalho do pacote IP e
mais o do meio de transmissão (ARP por exemplo), visto que o pacote deve ser
pequeno para sair e chegar o mais rápido possível, estima-se que a banda
utilizada na prática é de 85 kbps, tanto para ir
(up) quando para vir (down), e deve ser garantida, com QoS e pequeno tempo
de retorno (delay) para se ter qualidade, portanto link dedicado para
operações profissionais ou para várias linhas com este codec para se
trafegar via internet ou entre empresas.

         Quanto à questão da conexão, esta é feita via SIP, isto é, manda um
pacote IP, contendo dados de seção SIP até 1,5  KiB, recebe 2 desses do
servidor especificando que está tentando e outro se foi autorizado ou não
(registrado). O telefone faz isso de tempos em tempos até conseguir o
registro ou se registrado, renova o registro de acordo com o período
negociado com o servidor, além disso se tiver sendo monitorado, recebe
pacotes de 0,5 KiB de tempos em tempos, geralmente 5 segundos, para
verificar se está ativo e o delay. Então nesse caso o tráfego é praticamente
desprezível.

         Para o G729, que tem taxa ente 8 kbps e 16 kbps, a largura de banda
varia entre 24 kbps e 32 kbps, veja uma tabela TEÓRICA dos NEBs (banda
efetiva) dos codecs muito circulada na internet:

  Codec         BR        NEB
G.711     64 kbps  87.2 kbps
G.729      8 kbps  31.2 kbps     BR = Bit rate
G.723.1  6.4 kbps  21.9 kbps          Taxa de dados
G.723.1  5.3 kbps  20.8 kbps
G.726     32 kbps  55.2 kbps    NEB = Nominal Ethernet Bandwidth
G.726     24 kbps  47.2 kbps          Largura de banda efetiva
G.728     16 kbps  31.5 kbps          (uma direção)
iLBC      15 kbps  27.7 kbps
GSM     13.2 kbps  29.2 kbps

http://www.voip-info.org/wiki/view/Bandwidth+consumption
http://kb.digium.com/entry/59/

         Desses então procuro sempre utilizar o iLBC quando suportado para
ramais fora da rede, meço na prática entre 24 e 25 kbps. Caso contrário uso
GSM.

*Adendo sobre as unidades:

b minúsculo = bit
B maiúsculo = byte
k minúsculo = kilo (quilo) = 1.000 => http://pt.wikipedia.org/wiki/Kilo K
maiúsculo = Kenvil = unidade de temperatura =>
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kelvin
Ki => Kibi = 1.024 = usado em informática a partir de 2.001 =>
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kib

Banda em bits por segundo é dado em múltiplos de 1.000, usa-se k minúsculo,
kbps, e em bytes por segundo em múltiplos de 1.024, usá-se Ki, KiB/s.

Antes de 2000 usava-se K maiúsculo (1.024) para diferenciar de k minúsculo
(1.024), mas estava errado, a partir de então o correto é Ki.

[]'s
             Junior Polegato