[AsteriskBrasil] medição MOS

Miqueias Queiroz Decco miqueiasdecco em hotmail.com
Terça Outubro 12 09:06:13 BRT 2010

Olá.

Alguém sabe como medir o MOS nas ligações do asterisk?

Estou monitorando o meu asterisk com o zabbix e consigo monitorar muitas coisas como delay, quantidade de ligações online, utilização do link, mas mesmo assim não consigo monitorar a qualidade das chamadas em tempo real.
Através do google descobri que existe um meio de análise que é o MOS, mas não consigo nada que mostre como medir no asterisk.

Eu sei que existe a forma de escuta para saber se esta ok... mas tb estou com dificuldade de instalar o chanspy, por não saber qual canal da placa vb6060 a ligação esta utilizando. ( o Rodrigo da digivoice está verificando com a area de desenvolvimento da digivoice).

Bom qualquer informação já ajuda.
Obrigado

Miqueias Decco
cel 95178620