[AsteriskBrasil] Melhor ajuste para SPA2102 e QoS

Wemerson C. Guimarães wemersonrv em gmail.com
Quinta Outubro 21 11:12:11 BRST 2010

Bom dia.

Vou começar a usar o SPA2102 pois me foi muito bem recomendado e gostaria de
saber do pessoal da lista qual a melhor maneira de usá-lo!

1) Conexão de Internet: Conectar pelo modem e rotear ou colocar o Modem em
Bridge e fazer a conexão PPPoE direto no SPA2102?  Outra coisa... minha rede
tem 4 computadores ligados num switch... o melhor é colocar o ata no modem e
dele ir pra rede ou se colocar ele no switch vai ser a mesma coisa?

2) Porta LAN: O 2102 tem opção pra NAT e Bridged... onde é melhor? Ou tanto
faz|?

3) QoS: Como se configura corretamente o QoS desse bicho... rs? Só encontrei
uma opção QOS Settings (QOS QDisc = NONE ou TBF)... e também uma opção pra
colocar a velocidade máxima de UPLINK... aí vem mais uma dúvida... minha
adsl tem valor nominal contratado de 416Kbps (Oi / Velox)... sei que não dá
o valor nominal... quanto eu tenho que colocar aqui?

Valeu galera!!!

---
Atenciosamente,

Wemerson C. Guimarães
Rio Verde – GO
E-mail/MSN:  <mailto:wemersonrv em gmail.com> wemersonrv em gmail.com
Telefone: (64) 3621-6393
Celulares: (64) 8435-4313 / (64) 9219-7767
VoIP (SupremaVoIP): *4455