[AsteriskBrasil] Melhor ajuste para SPA2102 e QoS

Oseias Ferreira ferreira.oseias em gmail.com
Quinta Outubro 21 18:58:10 BRST 2010

Em 21/10/2010, às 11:12, Wemerson C. Guimarães escreveu:

> Bom dia.
>

> Vou começar a usar o SPA2102 pois me foi muito bem recomendado e
> gostaria de saber do pessoal da lista qual a melhor maneira de usá-lo!
>

> 1) Conexão de Internet: Conectar pelo modem e rotear ou colocar o
> Modem em Bridge e fazer a conexão PPPoE direto no SPA2102?  Outra
> coisa... minha rede tem 4 computadores ligados num switch... o
> melhor é colocar o ata no modem e dele ir pra rede ou se colocar ele
> no switch vai ser a mesma coisa?

Depende como você quer usar. O ATA atrás do Modem fazendo NAT, você
terá redirecionar as portas SIP e RTP para o ATA. Alguns modems
antigos não farão o NAT do SIP corretamente.

> 2) Porta LAN: O 2102 tem opção pra NAT e Bridged... onde é melhor?
> Ou tanto faz|?

Só conceituando as coisas:
NAT= Mascarar um endereço para outro válido. Por exemplo: quando você
conecta na Internet você receberá um único IP válido (200.0.X.221 por
exemplo).
A sua rede interna você usará por exemplo um IP 192.168.X.100. Quando
você tentar acessar outra rede, o seu gateway "muda" o endereço de
origem 192.168.X.100 para o válido 200.0.X.221.
Quando há algum retorno, ele consulta a tabela NAT e envia o
respectivo pacote para o IP da sua rede interna 192.168.X.10.
Toscamente é isto.
Bridge: como o próprio nome diz, é uma ponte. Neste caso, tanto a
interface LAN quando a WAN recebem um mesmo IP, e o dispositivo passa
se comportar como um switch.

Se você colocar o seu modem em Bridge e o seu ATA autenticando o
PPPOE, você terá que ativar o NAT dele, pois ele será o seu roteador e
vai converter os seus IPs "inválidos" em IPs "válidos".
Se o seu modem estiver "roteando", ou tiver outro roteador fazendo
este serviço, você não precisa do NAT no ATA, pois ele já vai receber
um IP da sua rede interna.

> 3) QoS: Como se configura corretamente o QoS desse bicho... rs? Só
> encontrei uma opção QOS Settings (QOS QDisc = NONE ou TBF)... e
> também uma opção pra colocar a velocidade máxima de UPLINK... aí vem
> mais uma dúvida... minha adsl tem valor nominal contratado de
> 416Kbps (Oi / Velox)... sei que não dá o valor nominal... quanto eu
> tenho que colocar aqui?

Tenho um wrtp54g, que é roteador wireless e ATA da linksys. O QOS dele
não presta. Não dá para controlar nada por ele.
Geralmente estes QOS mal feitos servem mais para atrapalhar que para
ajudar.
Se você vai usar o seu ATA como roteador, você pode testar para ver se
funciona. Senão, não há motibos para deixar ligado, já que quem
controla a prioridade dos pacotes é o roteador.

A questão do UPlink é um problema, já que nenhuma operadora te dá de
fato a velocidade contratada. Eles têm a obrigação de fornecer no
mínimo 10% do valor contratado.
O problema surge na hora de dividir esta banda para sua rede sua rede.
Se no momento que estiver efetuando uma chamada alguém resolver fazer
um upload, o roteador vai usar este valor configurado para definir as
prioridades.
Se a velocidade neste momento for a que você colocou lá, tudo bem. Mas
se estiver menor, vão começar os pipocos na ligação.
Outro problema destes QOS nestes mini dispositivos, é que aumenta
muito o processamento, já que o processador além de repassar os
pacotes, terá que ficar analizando e classificando-os.
Num ambiente doméstico ele até aguenta. Mas num lugar de extremo
tráfego, ele vai chiar, pois ele não feito para isto.

O ATA atuando como roteador elimina os problemas de chamadas de um
via. Porém lembre-se que o aparelho é um ATA e não um roteador, no
sentido latu do termo. Porém aumentam os problemas com inseguranças,
já que seu ATA está ligado direto na internet.
Atrás do NAT, apesar de "complexificar" a configuração, já que terá
que configurar também o seu roteador, direcionando as portas usadas
pelo ATA, você elimina do ATA a tarefa de rotear sua rede, coisa para
qual ele não foi feito de fato.

--
Oséias Ferreira.