[AsteriskBrasil] asterisk no móvel

cooper cooper cooper em opentime.com.br
Sábado Outubro 23 23:27:58 BRST 2010

Boa noite.

bom eu tive a mesma necesidade.

o que eu fiz,

como nao sou um expert em asterisk nem em programacao.

1.- contratei os servicos de um programador php e com conhecimentos em
a2billing para personalizar umas coisinhas
2.- contratei um programador java para realizar um soft em java para o
celular.

a2b e utilizado para tarificar e limitar o custo de chamadas de cada
vendedor. ou seja a emrpesa determina quanto $$$ cada vendedor vai ter para
gastos (isto pode ser o valor por dia, semana, mes, etc)

o vendedor tem 3 formas de comunicacao.

1.- basica callback
2.- liga para um numero da interface celular, a ligacao e da seguinte forma
exemplo 99887766p32234567 isto seria nuemero celular da empresa o qual esta
na interface mais a letra p (pausa) mais o numero do cliente se tiver
gestao, pode ter um numero curto tipo 2000 ai ficar assim 2000p32234567
3.- o aplicativo em java, o qual e para os celulares com pacotes de dados,
ao abrir os aplicativo ele consulta a agenda, ou ele digita o numero que
deseja. em base a estas informacoes o aplicativo acessa uma url que contem
as seguintes informacoes usuario e senha do A2Billing, numero do celular
dele, mais o numero do telefone destino. (um callback)
assim meu servidor retorna a chamada assim que ele atender ja inicia a
chamada para o destino.

todos estes processos estao realcionados ao Caller ID para traifacao no
A2Billing(nos pontos 1 e 2) e ao usuario do A2Billing no ponto 3.

isto me da um bom controle sobre varios fatores.

consigo gerenciar com que rota serao feitas as chamadas da empresa, podem
ser pelo gw gsm, linhas E1, analogicas, voip, etc, sempre visando reducao de
custo mantendo qualidade. tendo a posibilidade que se tiver um DDR posso
assignar um DDR para cada celular, assim como no meu caso, cada profesional
da empresa entrega os cartoes para clientes com o numero fixo do DDR, assim
o cliente liga para um numero fixo o qual e mis barato que para um celular.

isto tb me da uma serie de vantagem, se so utilizado o ddr, quando o
vendedor ligar para um determinado numero ele envia o CID que corresponde a
sua conta, entao o destinatario se retonar no numero que bina para ele sera
atendido pelo professional.
posso gravar as chamadas tambem, e assim vai as utilidades que presentei
para a empresa.

exemplo.

eu celular 88994477 ligo utilizando umas das opcoes acima 1,2 ou 3, (tenho o
ddr designado para mim 32120431) o destinatario meu cliente recebe este
numero no seu telefone. se ele retornar eu atendo no meu celular.

com isto posso dizer que tenho um telefone celular com um numero fixo-movel
100% tanto para envio como para recepcao de chamadas.

bacana ne?

bom como nao me considero egoista to pasando basicamente meu investimento
aqui para compartilhar com todos voces. ja que para montar este projeto da
forma que expresei aqui foram semanas muitas semanas para deixar tudo
operacional. tempo e custo para poder hoje dizer a minha empresa economiza e
aumento a cuminicaçao.

bom espero que minha experienca seja util, pesso mil desculpas pelo meu
pesimo portugues, nao sou brasileiro. e se alguem achar isto coisa sem
sentido tb desculpas e se alguem achar interesante e for de utilidade, fico
feliz em aportar meu grao de areia.

um bom final de semana para todos

Marcelo J Rolin