[AsteriskBrasil] Problemas com NAT (* 1.2)

Rafael Puga dev.netdrive em gmail.com
Terça Outubro 26 14:21:13 BRST 2010

Na verdade a VPN pra mim não seria interessante por alguns motivos, um deles
é que a interligação é feita por um link de rádio, só que são redes com
classes e dominio distintos (isso nesta filial que estou mais precisando
agora). O meu gateway da filial recebe um link para internet, o rádio para
sistema e o VoIP, e a rede interna. Tudo funciona certinho, só tem essa
questão do NAT no roteamento, já que o gateway encontra a outra classe de
rede e intermedia a comunicação, nesse caso nem precisei lidar com liberação
de portas.

Agora, tentando se conectar de fora pelo link dedicado que tem as portas SIP
e RTP direcionadas pro asterisk, também funciona apenas um ramal por IP
(real no caso).

Resumindo, se estou em outra classe de rede, seja privada ou pública, não
consigo logar mais de um ramal.