[AsteriskBrasil] Off-Topic - Voz e Dados através da PLC

Raul Godiano raulgodiano em gmail.com
Quinta Abril 7 12:29:18 BRT 2011

Cooky,

Eu trabalho em uma empresa que constroi , opera , e faz manutenção em PCHs ,
nos temos um equipamento da Siemens que trafega-se voz e dados em Alta
Tensao ( 138 KV )  da Siemens  , mas... , é para somente dois canais de Voz
 e os dados sao limitados apenas para telecomandos, e quando entra os
telecomandos os canais de voz param de funcionar, ou seja, para que vc quer
nao serve.

Estamos estudando alguns equipamentos , mas nessa conta entra distancia
entres as SE, equipamentos , amplificadores etc. etc , isso vai para casa
dos 6 digitos facil facil.
Hoje estamos optando por OPGW ( fibra junto do fio terra do linhao), alem de
ser mais barato, e muito melhor de se trabalhar e os equipamentos sao mais
baratos ( bem mais baratos) , e o melhor nao existe ruido de rede, como
existe no PLC, hoje a copel, eletropaulo, cemig, eletronorte, usam opgw em
alta tensao e o PLC em baixa, ja que os equipamentos em baixa sao mais
baratos e mais simples de trabalhar.

Verifique se nao existe OPGW na regiao, 90% das vezes o OPGW é padrao nas
operadoras de energia, ja que quase todos os equipamentos das operadoras de
energia sao TCP/IP, se quer para atender "meia duzia" de pessoas nao vale
nem a pena, mas para atender bastante pessoas, voce pode locar uma fibra e
usar para seu serviço de Telecomunicações, se voce for fazer isso eu ate
indico DsLans, opticos giga que vao ate 200KM ate a proxima repetidora.