[AsteriskBrasil] Audio Dessincronizado

Vinícius Bossle Fagundes viniciusbossle em gmail.com
Terça Abril 19 21:36:49 BRT 2011

Pessoal,

Estou com um problema de de-sincronismo de audio que está me deixando me
doido.
O dialplan é simples, mas a dor de cabeça está sendo grande.

Cenário:

Intel(R) Xeon(R) CPU X3430 @ 2.40GHz
CentOS 5.6, Linux 2.6.18-238.5.1.el5.centos.plus #1 SMP Mon Apr 4 18:35:33
EDT 2011 i686 i686 i386 GNU/Linux
Aterisk 1.6.2.17.2 com 30 ramais conectados via x-lite e codec ulaw e 10
chamadas simultaneas em média com CDR no MySQL.
Interconectado via SIP a Vono e Datora com codec g729
Link Adsl GVT de 50/10 megas

Em virtude dos testes este cenario foi se alterando, mas vamos lá. O
problema é o seguinte:

Quando fazemos uma ligação, com o andar da carroagem, o audio do meu ramal
começa a se adiantar, parecendo que estou me atravessando a pessoa do outro
lado, chegando ao final da chamada com 1 ou 2 segundos de diferença. Este
problema ocorre no arquivo gravado, pois usando um ChanSpy verificamos que
durante a chamada o problema não ocorre.

- Inicialmente achei que era por causa do codec que usava, g729 fazendo a
conversão no servidor já que no ramal usavamos g711 ulaw (x-lite), mudamos
tudo para ulaw e nao deu certo.
- Depois achei que poderia ser a chamada do sox que realizava no exten h,
para converter o audio de wav para mp3, também não era.
- Depois achei que fosse operadora, porém o problema, apesar de ocorrer com
mais frequencia na Datora, tambem ocorre na Vono, e em diferentes
operadores.
- Depois configurei o MixMonitor para gravar apenas após o atendimento (b)
mesmo assim o problema persistiu.
- Depois li na internet sobre utilizar o clock do DAHDI para o sincronismo,
la fui eu instalar o dahdi tb.
- Inclusive troquei a versão do Asterisk para 1.4 ultima, para ver se
melhorava, também não deu.
- Ah também troquei de servidor para ver se o problema era de hardware,
também não deu, e o servidor novo é um Intel(R) Xeon(R) CPU X3430 @ 2.40GHz.

Segue essa parte do dialplan

exten =>
_X.,n,Set(CDR(userfield)=${CDR(start):0:4}${CDR(start):5:2}${CDR(start):8:2}_${CDR(start):11:2}${CDR(start):14:2}${CDR(start):17:2}_${CDR(src)}_${CDR(dst)}_${CDR(uniqueid)})
exten => _X.,n,MixMonitor(${CDR(userfield)}.wav49)
exten => _X.,n,Dial(SIP/operadora/${EXTEN},40,WTt)

O que me chama atenção é que não tem padrão nenhum de comportamento.

Pessoal, como podem ver tentei bastante antes de recorrer a vocês, se alguém
ai tiver uma luz, por favor.

Vinicius Bossle Fagundes
viniciusbossle em gmail.com (e-mail, msn, gtalk, skype)
+55 (48) 9161-1609 (celular)