[AsteriskBrasil] Audio Dessincronizado

Jose Eduardo Constantino Mazolini jose.mazolini em fnis.com.br
Quarta Abril 20 09:49:56 BRT 2011

Amigo isso corre comigo

E eu achei o problema e até procurei por alguém que tenha o mesmo problema.

Segue abaixo e-mails que envie pra lista na época:

Assunto: Felitron chip CM108AH

Srs,

Estou com um problema com headsets da marca felitron com chipset CM108AH em maquinas com Windows XP não ocorre no Windows 7.

Estes headset estão gerando uma sobre amostragem, ou seja, geram mais pacotes IP do que o necessário.

O codec G.711 trabalha a 8.000Hz, gera um byte com a amostra do áudio a cada 125 micro-segundos. (1 dividido por 8.000).

O Headset felitron esta trabalhando a 8.101Hz (1,26% a mais).

Podemos entender que a cada 80 segundos a voz de quem esta com o headset atrasam 1 segundo.

Com isso o áudio gravado perde o sincronismo, ou seja, no final da ligação os clientes respondem perguntas ainda não feitas pelos operadores de call-center.

Segue texto apresentado pelo wireshark 1.4.4

Max delta = 253,30 ms at packet no. 10681

Max jitter = 16,48 ms. Mean jitter = 0,67 ms.

Max skew = 3764,00 ms.

Total RTP packets = 15113   (expected 15113)   Lost RTP packets = 0 (0,00%)   Sequence errors = 0

Duration 298,48 s (3752 ms clock drift, corresponding to 8101 Hz (+1,26%)

No final segue o procedimento para fazer o teste.

Fiz testes com outros headsets e o problema só ocorre com o Felitron.

Abrindo o arquivo o áudio esta codificado apenas com UDP.

1)Precisamos decodificar os pacotes como RTP

                a. click com o botão direito sobre um dos pacotes.

                b. Escolha a opção Decode As...

                c. Na aba Transport escolha both e RTP.

Observe que agora o campo Info mostra o codec no caso G.711 o número da amostra e outros detalhes referentes ao RTP

2) Mostrar a estatística que mostra o que precisamos.

                a. Click em em um pacote.

                b. Click no menu Telephony

                c. Opção RTP

                d. Sub opção Stream Analysis...

Existem 2 abas cada uma com um sentido do áudio.

Assunto: sincronismo gravação

Srs,

Alguém já teve problema com sincronismo do áudio gravado?