[AsteriskBrasil] Problema com URA + MusicOnHold + Queue + Ringing

Wendel wendelmaques em gmail.com
Sexta Agosto 26 13:44:34 BRT 2011

Vinícius, o moh é necesário, o que você pode fazer é baixar um som de toque
de telefone, converter (sox toque.mp3 toque.gsm) e criar uma classe no
musiconhold.conf pra tocar enquanto o usuário espera na linha. Se você
colocar uma classe que não existe ou não tem arquivo ou arquivo com erro,
ele volta pra default. No meu caso, eu prefiro deixar como padrão um gsm em
silencio.

Veja como tá meu caso:

*asterisk em a:~$ cat /etc/asterisk/musiconhold.conf *
[general]
cachertclasses=yes
[default]
mode=files
directory=/usr/share/asterisk/moh

[none]
mode=files
directory=/etc/asterisk/silencio

*extensions.conf*
exten => 4800,n,Set(CHANNEL(musicclass)=none); definir antes de entrar na
fila.

*asterisk em a:~$ ls /etc/asterisk/silencio/*
silencio.gsm

Observe que o asterisk, se não encontrar ao menos um arquivo válido dentro
da classe ele volta pra classe padrão e toca o áudio pro agente ou cliente,
não tem jeito.