[AsteriskBrasil] Problema com URA + MusicOnHold + Queue + Ringing

Vinícius Bossle Fagundes viniciusbossle em gmail.com
Quinta Agosto 25 13:23:26 BRT 2011

Pessoal,

Ja pesquisei bastante antes de incomodar, vamos lá:

Tenho uma URA que atende e faz um playback da mensagem, quando digito uma
das opções entra numa fila, até ai ok, o problema é que o cliente gostaria
que em vez de tocar o MOH, faça um Ringing. Parece simples mas todas as
configurações padrões e possiveis que pesquisei não funcionaram no meu
asterisk 1.6. Eu tentei:

1 - Usar o parametro r no comando Queue
2 - Usar o comando Ringing antes do Queue
3 - Desativar as configurações do musiconhold.conf
4 - Descarregar o modulo musiconhold
5 - Desativei o Answer e o Background

Uma coisa que percebi é que quando eu não dou o Answer() e o Background() e
uso apenas o parametro r na queue funciona.

Acredito que seja porque depois de atendido não da de passar a sinalizacao
de ring novamente, teria que usar algo tipo um ring inbound, mas realmente
não sei. Alguem já teve esse mesmo problema?

Obrigado.

Segue meu dialplan:

exten => s,1,NoOp(Chamada Entrante URA)
exten =>
s,n,Set(CDR(userfield)=${CDR(start):0:4}${CDR(start):5:2}${CDR(start):8:2}_${CDR(start):11:2}${CDR(start):14:2}${CDR(start):17:2}_${CDR(src)}_${CDR(dst)}_${CDR(uniqueid)})
exten => s,n,Monitor(wav,${CDR(userfield)})
exten => s,n,Answer()
exten => s,n,Playback(beep) ; => ja tirei para testar
exten => s,n,Background(mensagem_ura)
exten => s,n,WaitExten(5)

exten => 1,1,NoOp(Chamada Entrante URA - opcao 1 suporte)
exten => 1,n,Playback(beep) ; => ja tirei para testar
exten => 1,n,Ringing() ; => ja tirei para testar
exten => 1,n,Queue(suporte,r,,,60) ; => mudei os parametros para testar
exten => 1,n,Hangup()

Vinicius Bossle Fagundes
viniciusbossle em gmail.com (e-mail, msn, gtalk, skype)
+55 (48) 9161-1609 (celular)