[AsteriskBrasil] Asterisk 1.8

Sylvio Carlos Jollenbeck sylvio.sdr em gmail.com
Segunda Agosto 29 23:54:49 BRT 2011

Rodrigo,

     Utilizo o Asterisk em ambientes de Call Center com alto fluxo de
chamadas, em uma rapida busca pela internet encontrei muitas pessoas
reclamando de problemas de estabilidade da versão 1.8. Por isso estou a
procura do maior número de informações possíveis.

      Bom, o Asterisk em todas suas versões tem uma grande dificuldade em
gerenciar multiplas filas de atendimento, o problema passa a ser maior
quanto se tem o mesmo agente "logado" em multiplas filas. Regras como
Penalidade do Agente e Distribuição de chamadas, simplesmente são
ignoradas.  Sei que para muitos isso não é novidade.

       Existe um patch que corrige esse "bug" para as versões 1.4.19, 1.6.1
e 1.8.5. Mas esse patch não rola na estrutura 1.6.2. Fiz algumas tentativas
de conversão do patch, cheguei a reescrever boa parte do queue.c com novas
implementações que fiz para atender a multiplas estratégias de distribuição
de chamadas, tando no modelo ACD e UCD. Até aqui tudo ok, mas como a versão
1.6 não é uma LTS (logo, logo, terei que refazer todo o trabalho
novamente.... e isso é um pé no sac....!)

        Sobre usar o AMI, evito o máximo, muitos dos meus app rola integrado
ao Asterisk e/ou através de Command Line, Agis... etc.

abs

*Sylvio Carlos Jollenbeck Borin*
<http://www.voip-info.com.br>Gerente de Desenvolvimento
Akiva Software